O que comiam os cangaceiros?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

A alimentação básica era carne de sol (carne seca de bode e de boi), farinha de mandioca e rapadura. Mas conseguiam também sal, paçoca, leite, queijo, coalhada e bebidas alcoólicas.

Panelas de barro, latas e batatas de umbu eram utilizadas para cozinhar os alimentos, na maioria das vezes constituídos de carne seca de bode ou boi, rapadura e farinha. Quando nos "coitos" livres dos "macacos", os cangaceiros se alimentavam fartamente. Após as refeições descansavam, contavam os "causos" e gargalhavam.

Os cangaceiros viviam em bando com roupas de couro, rifles e facas peixeiras saqueando fazendas, sequestrando e matando fazendeiros, e impondo respeito por onde passavam.

O caminhar pelas caatingas durante dias, horas seguidas sem banho de rio ou de cachoeira, no sol, na chuva, os cangaceiros “tomavam banho de perfumes” e se valiam dos que traziam nos bornais.

Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outrasempre pela a caatinga para não serem vistos pela volante. Ao chegarem às cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava à violência.

Os cangaceiros solteiros, talvez para não se sentirem provocados por algo de que não poderiam dispor no momento, dormiam em barracas mais distantes, com as cabeças acomodadas sobre os bornais.

Enquanto o sexo barulhento e desinibido ocorria, cangaceiros solteiros dormiam em barracas distantes. Mas eles guardavam seus desejos para situações específicas, na companhia de prostitutas.

O chapéu, que tem a aba virada naturalmente para cima quando se cavalga, durante o período do cangaço, serviu de suporte de arte (na aba iam alguns enfeites) e também de alerta: nenhum cangaceiro poderia correr o risco de ser surpreendido em uma emboscada, por isso não poderia andar com a aba abaixada escondendo os ...

Os cangaceiros também eram mestres em esconder rastros — e eles tinham alguns truques, como usar as sandálias ao contrário nos pés para a polícia achar que eles iam na direção contrária; andar em fila indiana, de costas, pisando sobre as mesmas pegadas, apagadas com folhagens e pular sobre um lajedo, dando a impressão ...

O Chapéu de Lampião em couro é conhecido por chapéu cangaceiro.

Fleur d'Amour

Às vezes, a polícia os identificava na mata pelo uso exagerado de perfumes", diz Rosemberg Cariry, diretor do filme ``Corisco e Dadá", em fase de finalização. A preferência de Lampião recaía sobre o Fleur d'Amour, perfume francês muito conceituado entre os anos 20 e 40.