Qual erva de tereré não tem cafeína?

Perguntado por: aaparicio2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Além disso, a planta tem melhor valor nutricional, nela estão presentes um maior número de polifenóis e de substâncias antioxidantes. Na verdade, estão sendo cultivadas duas espécies de erva mate com menos cafeína: Ilex Dumosa. Ilex Paraguariensis.

Existe SIM erva mate descafeinada! Ela produzida por uma empresa bem conhecida Uruguaia, chamada Abuelita.

O gênero Ilex dumosa se destaca por ter nove vezes menos cafeína (em extractos aquosos) que a Ilex paraguariensis – a mais consumida na América do Sul. Além disso, registra um bom nível de polifenóis e antioxidantes benéficos à saúde.

Além disso, o chimarrão e o tererê contam em sua composição com alcaloides como a cafeína, que mantêm a disposição em dia e combatem a fadiga e o cansaço, tanto físico quanto mental. Proporcionam também mais energia para a prática de atividades físicas.

Foram analisados três tipos de bebidas, o chá mate, chimarrão e tererê realizados em duplicidades através do método espectrofotométrico fornecido pelo instituto Adolfo Lutz.No qual todas as bebidas apresentaram cafeína em sua composição, sendo o chimarrão com 5,2129 mg, chá com 2,7025 mg e terere com 1,3246 mg.

Chá de camomila

Chá de camomila
Por ser uma das poucas ervas sem nenhuma contraindicação, a camomila oferece uma infusão que se tornou uma das mais populares entre quem busca um chá sem cafeína.

A erva mate também é um alimento saudável, rico em nutrientes e é considerado um estimulante natural. Por isso ele não deve ser consumido por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade e hipertensão, pois tem uma grande quantidade de cafeína.

É uma bebida rica em cafeína e por tanto deve ser consumida com moderação, principalmente porque quem tem insônia, problemas gástricos como gastrite ou esofagite. Mas por outro lado a cafeína ajuda no processo de queima de gordura, melhora o cansaço, a memória e a concentração. Para preparar este chá é muito fácil.

Quando comparado ao café, por exemplo, o Tereré tem um percentual 13 vezes menor de cafeína. Em cada 100 ml de mate, existe até 25 mg desse estimulante natural, já em um expresso forte pode conter até 100 mg de cafeína.

A erva-mate consumida na forma de chimarrão tem uma concentração de cafeína entre 1,0% e 2,5 %, ou seja, maior que a concentração de cafeína do próprio café. E o que aconteceria se essa composição fosse modificada de forma limpa?

Exemplos de vegetais cafeinados são guaraná, o café, o chá-mate, a cola, o chá verde e o cacau, do qual se prepara o chocolate.

Mesmo com a presença desses componentes, a pesquisa constatou que o tereré não vai deixar as pessoas com anemia por deficiência de ferro e nem com osteoporose. “Além disso, a erva-mate possui diversas substâncias bioativas capazes de prevenir doenças crônicas não-transmissíveis, dentre elas, a obesidade.