Quais os efeitos colaterais do tereré?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Além disso, também pela temperatura, há a possibilidade de lesão nas papilas gustativas, causando uma perda parcial do seu paladar. Tanto o tererê quanto o chimarrão são estimulantes, o que pode significar problemas para quem sofre de insônia e ansiedade. Além disso, podem ser perigosos para os hipertensos.

Ela explica que apesar da bebida conter uma considerável quantidade desses minerais, a cafeína, presente na erva-mate, em altas doses poderia ser a responsável pela elevação da excreção do cálcio através da urina, reduzindo sua absorção e contribuindo com o desenvolvimento de doenças ósseas.

Pode ajudar a melhorar a digestão: O tereré é conhecido por ter propriedades digestivas, o que pode ajudar a aliviar a indigestão e outros problemas digestivos. É uma alternativa saudável ao café: Embora o café também tenha alguns benefícios para a saúde, o excesso de cafeína pode ser prejudicial.

"A literatura científica também nos mostra que o tereré é um estimulante do sistema nervoso central, é diurético, antioxidante, protetor do sistema cardiovascular e anticancerígeno, além de auxiliar no emagrecimento devido a sua ação estimulante do metabolismo", ressaltou o especialista.

1,5 L

A ingestão do Tereré ao longo do dia é um auxílio para pessoas que não conseguem beber os 2 litros de água (margem mínima recomendada por médicos). É por isso que o mate frio será complementar na dieta de jovens e adultos. A recomendação da quantidade de Tereré que você deve tomar por dia é de 1 L até 1,5 L.

O excesso de tereré pode causar:
Redução do sódio no organismo: se, por um lado, o efeito diurético traz benefícios, o excesso de diurese pode levar à redução do sódio no organismo, fazendo com que surjam tontura, dor de cabeça, vômito e até convulsões; Insônia: por conta da cafeína, a erva de tereré provoca agitação.

A recomendação para quem tem insônia, é tomar sua cuia com a bebida até o final da tarde.

Conforme a nutricionista, a recomendação é de que o consumo de tereré não ultrapasse um litro ou até um litro e meio por dia.

Efeito da erva-mate para reduzir gordura no fígado
E com isso, tanto o chá mate, quanto o chimarrão ou tereré, ajudam a oxidar a gordura em excesso do fígado, e colaboram no tratamento da esteatose hepática.

Pode ser preparado com água, sucos, refrigerantes, ou qual quer líquido gelado a sua escolha. Atenção: não ingerir à noite, por ser estimulante e deve ser evitado por quem sofre de ansiedade crônica ou gastrite.

Se você já tem seus alimentos favoritos com o chimarrão, siga lendo que temos algumas novas opções para você experimentar!

  1. Pipoca. Nada como uma pipoquinha para acompanhar o chimarrão e ter bons momentos com a família e amigos. ...
  2. Pinhão. ...
  3. Amendoim. ...
  4. Rapadura. ...
  5. Milho torrado. ...
  6. Chips de Coco. ...
  7. Soja torrada.