Qual era o sonho de Santos Dumont?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Santos Dumont ficou fascinado, pois sempre se interessou por mecanismos. Seu sonho, desde criança, era criar um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Passou a adolescência lendo Júlio Verne, observando os pássaros e estudando sua constituição física.

Com o apoio do pai, engenheiro, construtor de ferrovias e próspero fazendeiro de café, Santos Dumont envereda pelas pesquisas aeronáuticas. Em 1898, aos 25 anos de idade, voa sobre Paris num balão esférico de vôo livre, chamado "Brasil". Mas o objetivo de Santos Dumont é conseguir controlar o vôo.

Foi numa engenhoca construída com seda, bambu, madeira e peças de metal que Alberto Santos Dumont, há 116 anos, realizou o sonho da Humanidade de voar com um equipamento mais pesado que o ar.

Homem criativo e gênio inventivo da Aeronáutica
Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação. Foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. Dumont ficou conhecido em todo o mundo e ganhou vários prêmios pela construção de seus dirigíveis.

Nos anos finais de sua vida, Santos Dumont lutou contra a depressão. Ele ficou desiludido ao ver a invenção da qual fez parte tornar-se um objeto usado na guerra. Ele chegou a pedir que a Liga das Nações proibisse o uso de aviões em guerras, mas seu pedido foi recusado.

Orville e Wilbur Wright, os Irmãos Wright, fizeram o considerado o primeiro voo motorizado da história, em dezembro de 1903, nos Estados Unidos. O experimento usou uma catapulta para propulsionar o voo. Já o mineiro Santos Dumont fez o primeiro voo público em 1906, com o famoso 14 Bis, na França.

Seu primeiro dirigível foi usado em fevereiro de 1898, mas fracassou, só conseguindo ter um voo de sucesso na sua terceira tentativa, em setembro do mesmo ano. Nessa ocasião, Santos Dumont chegou a 400 metros de altura.

  • Avião
  • Dirigível
  • Aeronave de asa fixa
  • Conversor marciano
  • Canhão paradoxal

Para Leonardo, voar não tinha mistério. Suas observações sobre os pássaros e estudos sobre a natureza do ar o convenceram de que o voo era um processo puramente mecânico. Uma das primeiras ideias foi a de que o ar poderia ser comprimido.

Arquivados

  • Balão a gás de pequeno porte. Em 1897, aos 24 anos e herdeiro de uma imensa fortuna, Santos Dumont se estabeleceu em Paris. ...
  • Dirigível. A experiência foi importante para o passo seguinte. ...
  • Relógio de pulso. ...
  • Hangar. ...
  • Avião. ...
  • Precursor do ultraleve. ...
  • Chuveiro de água quente.

O defeito em uma das asas do avião Demoiselle 20 fez com que Santos Dumont caísse de uma altura de 30 metros, ferindo-se gravemente em janeiro de 1910. Por causa do incidente e seguindo orientação médica, há exatos 100 anos o pai da aviação decidiu parar de voar. Ele tinha, na época, 40 anos.

Após uma tentativa fracassada de fazer voar um helicóptero, Santos Dumont construiu em julho de 1906 uma máquina híbrida, um avião unido a um balão de hidrogênio. Como o balão utilizado foi o N° 14, o híbrido recebeu o nome de 14-bis (o "14 de novo").