Qual era a personalidade de Napoleão?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Napoleão Bonaparte (1769-1821) é um dos personagens históricos mais ambíguos do século XIX. Para muitos foi um brilhante estrategista militar, um homem com determinação, iniciativa e liderança. Para outros, foi um tirano arrogante, sanguinário e egoísta. Seus inimigos o temiam e o respeitavam.

Como governante da França, Napoleão foi primeiro cônsul, cônsul vitalício e imperador. Ele expandiu as fronteiras francesas e travou uma longa e dura guerra contra os ingleses. Enfraquecido depois do fracasso na Rússia, Napoleão foi derrotado definitivamente em Waterloo e morreu exilado na ilha de Santa Helena.

Napoleão Bonaparte foi um militar que ganhou prestígio ao liderar tropas francesas na luta contra as forças contrarrevolucionárias que procuravam pôr fim à Revolução Francesa. Tornou-se cônsul da França por meio de um golpe, realizado em 1799.

Napoleão foi representado como grande líder militar e político, como uma figura imponente e forte. Dom João, Príncipe Regente, passando revista às tropas na Azambuja, 1803.

Napoleão tem uma postura autoritária. Ele acaba por convencer todos os outros animais a se rebelarem contra o líder. A ideia aqui recai sobre os interesses pessoais e ainda, da corrupção e do golpe. Essa figura, é sempre escoltada por cães raivosos.

Napoleão Bonaparte tinha o hábito de dormir pouco. Acordava no meio da noite para trabalhar. Ele afirmava:“Seis horas de sono para um homem, sete para mulheres e oito para um tolo”.

A Batalha de Waterloo marcou a derrota definitiva de Napoleão Bonaparte em 1815. A invasão da Rússia foi uma decisão completamente desastrosa para Napoleão Bonaparte, principalmente porque o serviço de suprimento de seu exército era muito ruim.

Napoleão Bonaparte foi derrotado depois que Blücher e Wellington juntaram suas forças contra o francês. Na Batalha de Waterloo, as tropas de Napoleão e Wellington possuíam forças semelhantes, embora Napoleão tivesse maior poder de artilharia.

  • Napoleão II de França
  • Eugénio de Beauharnais
  • Charles Léon
  • Hortênsia de Beauharnais
  • Alexandre José Conde Colonna-Walewski
  • Estefânia de Beauharnais

Líder militar de sucesso, Napoleão ganha prestígio e apoio popular nas guerras da França contra a Itália e a Áustria (1796-1797) e contra o Egito (1798). Por isso é escolhido pela burguesia francesa para solucionar a grave crise que se havia instalado no governo revolucionário.

1,68 m

Assim, em 1808, Napoleão decide invadir Portugal – que historicamente sempre teve fortes laços econômicos com os ingleses – obrigando que a corte portuguesa viesse para o Brasil e transferisse toda a estrutura para o Rio de Janeiro, o que acabou por acelerar o nosso processo de independência.

5 de maio de 1821

No dia seguinte à sua morte sob custódia britânica, 5 de maio de 1821, dezesseis observadores compareceram à autópsia, sete médicos entre eles. Eles foram unânimes em sua conclusão: Napoleão morrera de câncer no estômago.

Romance histórico sobre a vida de Bernardine Eugénie Désirée Clary que foi o primeiro e grande amor do imperador francês Napoleão Bonaparte.

Claro que Napoleão Bonaparte, em toda sua carreira militar (desde a época que era amiguinho dos jacobinos até sua derrota em Waterloo), usou diversos cavalos – historiadores falam em mais de 50.