Qual é o tipo de meningite mais comum?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

O tipo de meningite mais comum no Brasil é a viral, que geralmente não costuma ser grave. Já a meningite bacteriana, embora um pouco menos comum, é a que causa quadros mais graves. A bactéria causadora de meningite mais frequente no Brasil é a Neisseria meningitidis (ou meningococo).

Causada pela bactéria meningococo (MenB), a meningite do tipo B é uma das formas mais graves da doença, por ter uma evolução muito rápida causando ao paciente complicações em até 3 dias desde o seu contágio.

Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de mais atenção, “neste caso a doença pode deixar sequelas graves e o tratamento acontece em ambientes hospitalares, onde o paciente é isolado e tratado com antibióticos.

A meningite viral é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

Crianças, jovens e adolescentes precisam de vacinar contra meningite! Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade.

Meningite Bacteriana:
A meningite bacteriana é contagiosa, pois pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio da respiração, saliva e secreções.

A meningite não infecciosa é possível quando o líquido contém excesso de glóbulos brancos do sangue (indicando inflamação) e não contém bactéria que poderia ser a causa.

Além da diferença óbvia – uma é causada por vírus e outra, por bactérias –, a meningite viral costuma ser menos grave e tende a não deixar sequelas, enquanto a meningite bacteriana pode ser mais grave.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

O período de incubação da meningite viral pode variar entre 2 e 35 dias, mas normalmente dura de uma a duas semanas. É comum que a meningite viral seja eliminada nas fezes ou pelas vias aéreas, mas caso o quadro se agrave, é necessária a internação e o tratamento específico em um hospital de referência.

Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.

Isolamento respiratório para gotículas* • Meningite bacteriana indeterminada ou meningocócica, até 24 horas de antibioticoterapia.

A transmissão da meningite acontece por meio do contato com saliva e/ou secreções respiratórias de uma pessoa contaminada. Felizmente, a meningite não é tão contagiosa quanto outras doenças, como a gripe, por exemplo.

Ao todo, são 4 tipos de meningite:

  • Meningite bacteriana;
  • Meningite viral;
  • Meningite fúngica;
  • Meningite causada por parasitas.