O que acontece quando o lúpus ataca o cérebro?

Perguntado por: bbernardes8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Em alguns casos, o lúpus pode danificar as células do cérebro, levando diretamente a problemas cognitivos. No entanto, na maioria dos casos, outros fatores podem influenciar para que o paciente desenvolva este estado, incluindo fadiga, estresse e depressão.

PSICOSE LÚPICA OU ALTERAÇÃO COGNITIVA
Cerca da metade das pessoas com lúpus pode apresentar confusão, perda da memória e dificuldade de concentração. Esses sintomas são conhecidos como psicose lúpica e são consequência de problemas na área do pensamento ou cognitiva. As causas desses sintomas são desconhecidas.

Manifestações Neurológicas do Lúpus - Polineuropatia Periférica

  • Formigamentos.
  • Sensação de queimação.
  • Dores de Difícil controle.
  • Alterações da sensibilidade.
  • Fraqueza.
  • Atrofia.
  • Perda de força.

Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

Sabe-se que o lúpus aumenta o risco de complicações cardíacas e de acidente vascular cerebral (AVC). A população masculina tem maior chance de desenvolver hipertensão arterial, bem como de ter alterações nos níveis de triglicérides e colesterol, os quais aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

Dores de estômago, juntamente com dores lancinantes (pense: alfinetes e agulhas / facas) podem atacar várias áreas do seu corpo ... incluindo órgãos como rins, fígado, pulmões e coração. - Perda de memória é comum. - Incapacidade de se concentrar.

Em algumas pessoas, o lúpus afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o que causa desde alterações emocionais e do estado de ânimo, até problemas de memória, psicose, convulsões ou acidentes vasculares cerebrais.

Quais são os sintomas mais comuns de encefalite?

  1. Confusão mental;
  2. Agitação;
  3. Fraqueza ou até paralisia muscular;
  4. Desmaios;
  5. Convulsões;
  6. Rigidez das costas e do pescoço;
  7. Perda de memória;
  8. Sensibilidade exacerbada à luz.

Alguns dos sinais e sintomas iniciais mais frequentes são: inflamação das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele.

Observou-se que as complicações mais comuns são manifestações hematológicas, cutâneas, articulares, pulmonares, neurológicas e cardíacas.

PROGNÓSTICO: Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.