Qual é o propósito da Lua?

Perguntado por: ofreitas6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Segundo informações da Nasa, o terceiro planeta do Sistema Solar seria um mundo bem diferente se a Lua não existisse, já que sua gravidade impede que a Terra oscile demais em seu eixo, o que ajuda a estabilizar nosso clima.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

Pode não parecer, mas a Lua, além de ser o maior e mais brilhante objeto do céu noturno, é também a responsável por tornar nosso planeta mais habitável. É ela que ajuda a manter a estabilidade do clima, contribui para os movimentos das marés e para outros aspectos importantes para a vida por aqui.

Além de nos proporcionar visões espetaculares durante a noite, a Lua é essencial para as marés no nosso planeta e até para a dinâmica climática da Terra.

A Lua no mapa astral é conhecida como o "planeta das emoções". Ao entendermos a Lua, podemos compreender melhor como lidamos com nossos sentimentos (por exemplo, se somos contidos ou explosivos) e como encontrar equilíbrio emocional em diferentes situações.

Com essa fuga, a velocidade de rotação do planeta foi diminuindo aos poucos. Em cerca de 3 bilhões de anos, a duração do dia já tinha saltado para 18 horas. E não pense que nosso dia de 24 horas vai durar para sempre.

De acordo com o professor, a força da atração gravitacional entre os dois, impede que a Lua saia pela tangente, permanecendo em órbita.

O Sol é a presença central, a fonte da energia que permite a existência de seres vivos em nosso planeta, mas a Lua também desempenha um papel fundamental. Sua presença estabiliza a Terra que, se não tivesse um satélite tão grande, dançaria como um pião a ponto de cair.

Símbolo da fecundidade, a lua está associada às águas que provocam o início da criação. A Lua simboliza o tempo presente e para muitas culturas ela foi a medida do tempo, como é o caso dos índios da América que mediam o tempo pelos ciclos da Lua, que completos traduziam uma unidade mensal.

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.

A influência da Lua sobre a Terra movimenta as águas, provocando as marés. Na face da Terra voltada para a Lua, a água se avoluma formando uma onda. Essa onda resulta na maré alta. À medida que a Terra gira e a Lua se move ao redor dela, as marés também mudam.

A nossa lua se chama Lua. Isto mesmo! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega.

A lua, diferente de mim e do sol, não tem luz própria. A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua.

As principais fases da lua são: nova, crescente, cheia e.

A lua é a poesia da noite, o mistério que revela nossos sonhos mais secretos. Como clarão no breu, teu olhar de lua é a luz que ilumina minha escuridão. Símbolo da transformação, todos os dias a Lua renasce. E, em cada fase, mais bela e iluminada.