Qual é o principal rio que compõem a bacia?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território nacional.

Amazonas

O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões.

- Os principais rios da Bacia do Atlântico Sudeste, que estão localizados no estado de São Paulo, são: rio Paraíba do Sul, rio Paraitinga, rio Paraibuna, rio Doce, rio Itapemirim, rio Ribeira e rio Jacu. O estado de São Paulo possui grande potencial de geração de energia elétrica, através de usinas instaladas nos rios.

rio Doce

O rio Doce é um curso de água existente na região Sudeste do país. Ela banha os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e possui uma extensão de cerca de 853 km. O fluxo do rio Doce corresponde a bacia hidrográfica mais importante, que está totalmente inserida no sudeste brasileiro.

Assim, muitos rios caudalosos formam a Bacia Amazônica sendo os principais: Rio Amazonas. Rio Negro. Rio Solimões.

Uma bacia hidrográfica é composta por um conjunto de superfícies vertentes constituídas pela superfície do solo e de uma rede de drenagem formada pelos cursos da água que confluem até chegar a um leito único no ponto de saída.

Amazonas

Agência FAPESP – Os livros de geografia precisam ser alterados. Maior rio do mundo em volume de água, o Amazonas agora pode ser considerado também o maior em extensão, com 140 quilômetros a mais que o rio Nilo, na África.

A bacia Amazônica é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta Terra, ela é responsável pela drenagem de cerca de 7.500.000 km². Uma média de 3,89 milhões de quilômetros quadrados dessa bacia está localizada no Brasil, onde oferece grande potencial de produção de energia elétrica.

A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece as doze Regiões Hidrográficas brasileiras.

A vazão média dessa bacia é estimada em 1.400,43 m³/s, correspondendo a cerca de 1% do total do país. Os principais rios são o do Pardo, Salinas, Paraguaçu, Jequitinhonha, Vaza-Barris, Rio de Contas, abastecendo mais de 520 munícipios e uma população de 14 milhões de pessoas.

bacia do Amazonas

A América do Sul, em recurso hídrico, possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, como a bacia do Amazonas, que é a maior do mundo.

Bacias hidrográficas são áreas delimitadas pelo relevo, formadas por um rio principal e seus afluentes, águas da chuva via escoamento, nascentes, e lençol freático. As bacias hidrográficas podem ser definidas como uma parte do relevo abastecida por um rio principal, seus afluentes e subaflutentes.

Rio Paraná

Nessa região, o destaque é o Rio Paraná, que separa o Paraná do Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Os principais rios navegáveis da região amazônica são o Solimões/Amazonas, o Negro, o Branco, o Madeira, o Purus e o Juruá, e a navegação hidroviária é o único meio de acesso a quase totalidade dos municípios da região.