Qual a função do relevo na hidrografia?

Perguntado por: lflores . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores. Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal. As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz.

As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.

O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra). É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também o local de habitação do ser humano e da maior parte dos animais terrestres.

Relevo é o modelo de superfície do Planeta Terra. Isto é, as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). É a base da formação de diversas paisagens existentes do planeta, pois exerce influências no clima e, consequentemente, no tipo de vegetação.

A hidrografia é uma área da Geografia que estuda as águas do planeta. O termo hidrografia também remete ao conjunto de características de determinada localidade. Hidrografia, área que estuda as águas do planeta Terra, também remete ao conjunto de formas de água de dada localidade.

As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.

O tamanho do território, o relevo e a hidrografia podem agir como obstáculos e dificultar o desenvolvimento dos meios de transporte. Esses elementos geográficos influenciam a construção de infraestruturas de transporte e podem afetar a eficiência e a conectividade entre diferentes regiões.

O relevo é considerado um importante fator na formação do solo, pois é responsável pelo controle de toda dinâmica dos fluxos de água na paisagem, como lixiviação de solutos, atuação de processos erosivos e condições de drenagem (Anjos et al., 1998).

O relevo é o conjunto de feições da superfície terrestre. O relevo é o conjunto de formas dispostas ao longo da superfície terrestre, logo, tal conceito reúne as feições geomorfológicas que ocorrem na litosfera do planeta. As quatro grandes formas de relevo são montanha, planalto, depressão e planície.

O relevo é o conjunto de formas que são observadas na superfície terrestre. Em outras palavras, podemos dizer que o relevo corresponde às variadas feições da litosfera, camada mais externa do planeta, que são ocasionadas pela atuação de uma série de fatores combinados que modelam a superfície.