Qual é a maior metrópole brasileira?

Perguntado por: tmoraes9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

São Paulo

São Paulo é a grande metrópole nacional ocupando, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país com uma rede de influência que concentra 49 milhões de habitantes em 2018 e mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB, o que corresponde a 23,6% da população e 33,3% da renda total do país.

São Paulo

As cinco maiores metrópoles do Brasil reúnem população de mais de 47 milhões de habitantes e exercem influência sobre centenas de municípios por todo o território nacional. São Paulo é atualmente a maior metrópole brasileira, sendo a única classificada como uma metrópole nacional.

Tóquio

Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes. Delhi, na Índia, e Xangai, na China, estão na segunda e terceira posições.

Possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e é responsável, sozinho, por expressiva fatia do PIB do país. Metrópole nacional – Nessa classificação, estão Rio de Janeiro e Brasília, que, com São Paulo, estão no primeiro nível da organização territorial.

cidade de Campinas

Resumo sobre metrópoles brasileiras
Conforme a classificação do IBGE, há um total de 15 municípios brasileiros classificados como metrópoles. A maior metrópole brasileira é a cidade de São Paulo (São Paulo); a menor metrópole brasileira é a cidade de Campinas (São Paulo).

Tokkaido

A maior megalópole do mundo, Tokkaido, fica localizada no sudeste do Japão. Possui mais de 80 milhões de habitantes, sendo formada pelas seguintes metrópoles: Tóquio; Kawasaki; Nagoya; Quioto; Kobe; Nagasaki e Osaka. Para se ter uma ideia, essa megalópole concentra mais de 80% da população do Japão.

Grande Recife

Os maiores municípios são Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. A sua densidade demográfica, de 1.342,88 hab/km², é uma das mais altas do país. O Grande Recife é a maior metrópole do Nordeste e a 5ª maior do Brasil.

São Paulo

São Paulo: 464 anos da maior metrópole da América do Sul!

As metrópoles nacionais são as cidades que concentram boa parte das atividades econômicas, políticas e culturais em um país. A influência delas não costuma ultrapassar fronteiras, mas a convergência de serviços, indústrias, empresas e de população faz que sua importância exceda o âmbito regional.

cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é a maior do país.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – 6.2 milhões de habitantes
Mesmo assim, a Cidade Maravilhosa segue como a segunda maior cidade do Brasil e quarta mais populosa do continente, atrás apenas de São Paulo, Bogotá e Lima. A região metropolitana da capital, a Grande Rio, tem hoje pouco mais de 13 milhões de habitantes.

Guarulhos

Com o ganho de 69.805 habitantes em 12 anos, Guarulhos possui 1.291.784 residentes e se mantém como a maior cidade não capital do país, de acordo com o novo censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).

Sergipe é a menor capital do país no que diz respeito a população da região Nordeste, pois tem cerca de 600 mil habitantes. Conhecida como a “cidade do caju”, Aracaju está localizada no litoral, entre o rio Sergipe e Poxim.

Campo Grande

O bairro mais populoso do Brasil é Campo Grande, no Rio de Janeiro. O campeão brasileiro conta com 367.160 pessoas distribuídas por 104,9 Km². A capital fluminense também abriga o segundo bairro mais populoso: Santa Cruz, onde vivem 218.789 em uma área de 23,2 Km².