Quais são as regiões metropolitanas?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Salvador, Goiânia, Distrito Federal e Entorno, Belém, Vitória e Baixada Santista.

O Brasil possui em seu território 35 regiões metropolitanas. Quando o intenso processo de urbanização promove a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, tem-se a conurbação.

As regiões metropolitanas são aglomerações urbanas caracterizadas pelo elevado nível de interdependência entre os diversos municípios localizados na sua zona de influência. A cidade de São Paulo (São Paulo) é a sede de uma das maiores regiões metropolitanas do país.

a) Grande Metrópole Nacional: com apenas São Paulo. b) Metrópole Nacional: com Rio de Janeiro e Brasília. c) Metrópole:com Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.

A Região Metropolitana de São Paulo é formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões: Norte: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã. Leste: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Resumo sobre as cinco maiores metrópoles brasileiras
As maiores metrópoles brasileiras são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte.

Segundo dados do IBGE, as cidades-sede das "11 redes metropolitanas de primeiro nível" são as seguintes: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Região metropolitana
Essas regiões, tradicionalmente, envolvem uma ou mais metrópoles, e apresentam características como: elevada concentração populacional, grande oferta de comércios e serviços, presença de instituições públicas diversas, concentração de estabelecimentos industriais, entre outras.

extensão de território de características urbanas e elevada densidade populacional desenvolvido em torno de uma metrópole, constituído por essa grande cidade e pelos núcleos populacionais que lhe estão fronteiriços e próximos, formando uma unidade funcional em diversos aspetos (redes de abastecimento, transportes, etc. ...

Região Metropolitana do Rio de Janeiro

As oito primeiras regiões metropolitanas brasileiras foram instituídas oficialmente pelo Governo Federal no ano de 1973. Ainda na década de 1970, foi criada a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, após a extinção do antigo estado da Guanabara e sua integração com o território fluminense.

As metrópoles brasileiras são as 15 cidades que ocupam o topo da hierarquia urbana do Brasil, segundo o IBGE. A cidade de São Paulo é a maior metrópole brasileira. A cidade de Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) é uma metrópole brasileira.

São Paulo é a grande metrópole nacional ocupando, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país com uma rede de influência que concentra 49 milhões de habitantes em 2018 e mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB, o que corresponde a 23,6% da população e 33,3% da renda total do país.

Com a inclusão das três RM, o Estado de São Paulo passou a ter nove regiões metropolitanas: São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Piracicaba, Jundiaí e Rio Preto.