Como são formadas as megalópoles?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

As megalópoles são formadas pela junção de várias metrópoles. O termo megalópole se aplica há um conjunto de regiões metropolitanas, cujo crescimento urbano acelerado leva o contato da área de influência de umas com as outras.

O intenso crescimento urbano promoveu o surgimento das metrópoles, essas correspondem a grandes áreas urbanas constituídas pela união entre duas ou mais cidades e é formada pelo fenômeno de conurbação, geralmente as metrópoles exercem grande influência nas outras cidades de menor expressão, nesse contexto podemos citar ...

As megalópoles têm uma grande concentração da população, alto fluxo de habitantes, grande integração econômica, forte circulação de produtos e sistemas de transporte que se integram entre as cidades. Dois exemplos de megalópoles são: Tóquio e São Paulo.

Esse processo de coalescência do Rio de Janeiro e São Paulo se desenvolveu particularmente em meados dos anos de 1960 e foi referido por Gottmann (1961) como sendo o de formação de uma megalópole.

1. Megametrópole. É quando o fluxo de pessoas dinheiros e mercadorias entre dois ou mais petrópolis é muito intenso. A megalópole do Brasil está em formação no eixo Rio de Janeiro - São Paulo.

Enquanto a metrópole é uma grande cidade, a megalópole é a aglomeração de várias metrópoles. E essa aglomeração ocorre a partir do fenômeno da conurbação. Esse é o contexto dos aglomerados urbanos, de complexidade espacial e social.

Alguns exemplos: Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Paris (França), Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil).

Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

Hoje, em torno de 21 cidades no mundo podem ser consideradas megacidades; destas, 17 estão em países subdesenvolvidos.

As metrópoles são grandes cidades que exercem vasta influência em termos políticos, econômicos e culturais. Elas apresentam singularidades complexas, mas, no geral, concentram grandes volumes de populações e serviços.

São Paulo é a grande metrópole nacional ocupando, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país com uma rede de influência que concentra 49 milhões de habitantes em 2018 e mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB, o que corresponde a 23,6% da população e 33,3% da renda total do país.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), megacidade é a cidade que possui mais de 10 milhões de habitantes.

As maiores metrópoles brasileiras são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. São Paulo é a única pertencente à categoria de Grande Metrópole Nacional, enquanto Brasília e Rio de Janeiro são classificadas como Metrópoles Nacionais.

Megalópole brasileira
O Brasil possui uma megalópole que contempla uma extensa área que engloba a Grande São Paulo, a Grande Rio de Janeiro, passando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Essa área é densamente urbanizada e industrializada, no entanto, consiste em somente 0,5% do território nacional.

O conceito de megacidade é similar ao de uma cidade global, visto que ambas são cidades que possuem mais de 10 milhões de habitantes e um crescente grau de urbanização e de desenvolvimento. A diferença apontada pela autora Saskia Sassen é referente a hierarquia de importância geopolítica das cidades.