Qual é o plural de ver?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

1. O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.

“Veem”, com duas vogais “e”, é a conjugação na 3ª pessoa do plural (eles/elas) do verbo ver. Portanto, trata-se da conjugação: “Eles/elas veem.” Leia esses exemplos: As crianças veem o desenho com muita atenção.

Portal UFLA
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem.

Verem vem do verbo ver. O mesmo que: assistirem, fitarem, mirarem, observarem, olharem, presenciarem, testemunharem, enxergarem, avistarem.

ou ver: aprenda a usar cada palavra
“Vê” nada mais é que o verbo ver conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, como quando falamos ou escrevemos “ele vê”, “ela vê” etc.

O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem. Observação: os derivados de ver e vir seguem o mesmo modelo: rever, antever, intervir, convir, etc.

vai-e-vem - nome masculino

singularvai-e-vem
pluralvai-e-vens

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.

Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”. “Quando você vir Diogo, peça-lhe para que me ligue, pois preciso falar com ele.”