Qual é o objetivo do axé?

Perguntado por: gcavalcanti . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Axé significa "a energia positiva que permite que todas as coisas venham a existir". A escolha dessa palavra da língua africana Yorubá é mais que uma homenagem a cultura afro-brasileira, é também uma convicção de que as crianças, adolescentes e jovens são a energia mais preciosa de cada nação.

Axé expressa alegria, regozijo, prazer. Dos alimentos sagrados, as partes ofertadas aos orixás são chamadas de axés. Sinônimo de sabedoria e dignidade, é a fonte da autoridade dos mais velhos, poder que se expressa nas figuras emblemáticas de pais e mães-de-santo, na nobreza das casas mais tradicionais e antigas.

O Axé Music como conhecemos surgiu na Bahia na década de 1980 durante o Carnaval de Salvador. Ele é uma mistura de vários estilos que possuem origens africanas ou provenientes do próprio estado, podendo ter elementos de ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro e outros.

Música da América Latina

A Música da América Latina inclui os estilos musicais de todos os países da América Latina e está distribuída em diversas variedades. As músicas do norte do México, a Habanera de Cuba, bem como as sinfonias de Heitor Villa-Lobos e os sons da Quena, uma flauta andina, são exemplos do estilo musical da América Latina.

O Axé, ou Axé Music, é um gênero musical que surgiu no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando o Samba-Reggae, Frevo, Reggae, Merengue, Forró, Ritmos do Candomblé, Pop Rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos.

Luiz Caldas

No dia de hoje, Luiz Caldas, um nome de imensa importância para a música popular brasileira, completa 60 anos! O cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical baiano é considerado o pai ou precursor do gênero musical que criou um novo movimento no circuito baiano na década de 1980: o Axé Music.

Luiz Caldas, o percursor do Axé
Nascido em Feira de Santana, 19 de janeiro de 1963, Luiz é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtorbrasileiro, conhecido por ter sido precursor do axé, gênero musical que criou um novo movimento no circuito baiano na década de 80.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

Axé pelo Brasil
O axé se espalhou pelo Brasil durante a década de 1990 e passou a tocar em festas durante o ano todo! A cantora Daniela Mercury foi uma das primeiras a tocar nas rádios com a música O Canto da Cidade, e depois, a Banda Eva, que lançou a Ivete Sangalo, que também se tornou muito conhecida.

A música dançante, o swing e a cultura de matriz africana são marcas registradas do Axé. Mas não é difícil confundir alguns pontos com Samba-reggae, Pagode, Arrocha e afins. Isso porque o Axé é um estilo formado de muitos outros ritmos.