Qual é a história do Rei Momo?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Na mitologia grega, Momo é o filho do Sono e da Noite, o deus da festividade. Alegre, descontraído, zombeteiro, irreverente, sarcástico e satírico, tinha o hábito de ridicularizar os outros deuses, sendo por isso expulso do Olimpo e despachado para a Terra.

Os gregos incorporaram a figura de Momo a algumas de suas comemorações, principalmente às festas de Dionísio, deus do vinho e da farra. Momo era gordo para simbolizar fartura e a abundância.

O Rei Momo é uma figura lendária do carnaval brasileiro, que representa a alegria, o humor e a irreverência da festa. Ele é escolhido para reinar sobre os foliões durante os dias de carnaval, recebendo a coroa, o cetro e a faixa que o distinguem como o líder da folia.

O rei Momo é inspirado na mitologia grega, em que Momos era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval.

Momo (em grego clássico: Μώμος; romaniz.: Mómos , lit. "burla" ou "deboche"; em latim: Momus), na mitologia grega, é a personificação do sarcasmo, das burlas e da ironia.

Fraquezas Físicas: Quanto maior o objeto criado a partir dela, mais exposto é o corpo. Fraquezas Psicológicas: Ela pode pensar demais em como é fraca em comparação com colegas de classe mais fortes que ela.

A corte do carnaval carioca foi escolhida nesta sexta-feira (1º), em um evento na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio. Foram eleitos: Rei Momo: Caio César, de 26 anos.

Dionísio

Dionísio era o deus das festas, do teatro, do vinho (e da videira) dos ciclos vitais da Terra. Não à toa, suas celebrações era naturalmente regadas à muito vinho. Entre todas as festas realizadas em sua homenagem, a da chegada da primavera era muito especial.

Historicamente, o palhaço, artista de circo e cantor mineiro Benjamim de Oliveira foi o primeiro Rei Momo coroado no Brasil, em 1910. No entanto, o personagem só passou a ser conhecido como o comandante do carnaval no Rio de Janeiro, em 1933.

Na Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como Carnaval. As Sacéias eram uma celebração em que um prisioneiro assumia, durante alguns dias, a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas.

Bem, a resposta é sim, ela existe, mas não é nenhuma entidade sobrenatural. Na verdade, o rosto da boneca Momo é uma escultura japonesa conhecida como Mulher Pássaro, criada pelo japonês Keisuke Aiso. Para se ter ideia, ela já até fez parte do acervo do Museu Vanilla Gallery, localizado em Tóquio, no Japão.

Keisuke admitiu que criou a escultura para assustar as pessoas, mas reiterou que não tem nenhum envolvimento com o 'jogo suicida'. 'Mãe Pássaro' foi inspirada em uma lenda japonesa em que uma mulher morre durante o parto e volta à vida com metade do corpo de uma ave para assombrar a área em que faleceu.