Qual é o nome mais normal?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

A lista de nomes mais comuns registrados no país em 2021, divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), mostrou que Miguel (com 28.301 registros), entre os homens, e Helena (com 21.890 registros), entre as mulheres, foram os mais escolhidos.

Miguel e Helena são os nomes mais registrados no Brasil em 2021; veja lista. Pelo segundo ano consecutivo, Miguel e Helena foram os nomes mais comuns para os bebês no Brasil em 2021.

Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o nome mais registrado no País em 2022 ainda é bíblico: “Miguel” segue na liderança pelo segundo ano consecutivo.

Quais são alguns exemplos de nomes femininos chiques? Isabella, Victoria, Penelope, Anastasia, Gabriella, Seraphina, Genevieve, Arabella, Valentina, Aurora, entre outros.

Já o nome comum, vulgar ou popular é aquele que, por tradição, as pessoas utilizam - variando de acordo com a cultura local.

Kushim

Embora existam dúvidas sobre qual é o nome mais antigo já registrado, a maioria dos pesquisadores concordam que Kushim é o nome mais antigo conhecido no mundo, datando de cerca de 3.400 a 3.000 a.C. Surpreendentemente, Kushim não era um rei ou governante, ele parece ser um comerciante, já que os artefatos com seu nome ...

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

O nome Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch está escrito no idioma galês e significa, “Igreja de Santa Maria no vale da avelaneira branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.

Os nomes Miguel e Helena são os mais escolhidos para nomes de bebês no Brasil em 2022, segundo levantamento da BabyCenter, rede global sobre o assunto. No top 5 dos nomes masculinos e femininos mais usados estão ainda Arthur, Alice, Gael, Laura, Théo, Maria Alice, Heitor e Sophia.

Os nomes internacionais Théo, Gael, Levi e Noah estão entre os dez mais dados a bebês meninos. Na lista das meninas, Ayla, Maya, Olívia, Luna, Zoe e Chloe registraram forte subida na lista dos 100 nomes femininos mais frequentes em 2021.

Não existe lista de nomes que não podem ser registrados na certidão de nascimento no Brasil, segundo associação de cartórios Arpen. Lei deixa a cargo do registrador civil decidir se nome tem "potencial de expor uma criança a uma situação vexatória perante a sociedade ou seus pares".

OS 10 NOMES MAIS COMUNS EM PORTUGAL:
MASCULINOS: João, Santiago, Martim, Rodrigo, Afonso, Francisco, Tiago, Diogo, Miguel e Tomás. FEMININOS: Maria, Leonor, Matilde, Beatriz, Ana, Mariana, Madalena, Catarina, Carolina e Francisca.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil.

Os nomes Miguel e Helena são os mais escolhidos para bebês no Brasil em 2022, segundo levantamento da BabyCenter, rede global sobre gravidez e bebê. No top 5 dos nomes masculinos e femininos mais usados estão ainda Arthur, Alice, Gael, Laura, Théo, Maria Alice, Heitor e Sophia.

Nomes de bebês 2023 tem opções fortes e diferentes
As 'Marias', 'Annas' e 'Joãos' também voltam ao topo. Já que prefere nomes mais modernos, Anthony, Ares e Eloá são algumas das opções. Confira abaixo uma lista com algumas tendências entre nomes de bebês de meninas e meninos e seus significados para ajudar na decisão.