Qual é o melhor remédio para calvície?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 14 votos

Minoxidil: remédio é o melhor para combater a calvície, dizem médicos; veja antes e depois.

Transplante capilar: trata-se da única forma eficaz para solucionar a calvície. Em síntese, o implante capilar é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de unidades foliculares (fio a fio) na região da nuca do próprio paciente.

Shampoos, loções, receitas caseiras, entre outras técnicas afirmam que são capazes de retomar o crescimento dos fios. Entretanto, o único método altamente eficaz e garantido para fazer nascer cabelo é o implante capilar.

Medicamentos e outros tratamentos não cirúrgicos como minoxidil tópico, laser capilar, finasterida, dentre outros, podem ter resultados bem interessantes, sem ser necessário passar por uma cirurgia. Tudo depende da causa, da intensidade e da extensão das entradas no cabelo.

O tratamento da calvície pode ser feito com o uso de medicações tópicas e/ou orais, que têm como objetivo retardar a queda capilar, estimulando o crescimento e o aumento da espessura dos fios.

O principal remédio utilizado para calvície é o Finasterida, um comprimido que deve ser ingerido todos os dias e que impede a formação de um hormônio conhecido como DHT, que dificulta o crescimento de cabelo. Assim, é esperado que o cabelo volte a crescer 3 a 6 meses após o início do tratamento.

Um excelente remédio natural usado no tratamento da calvície e perda de cabelo é o leite de coco e cenoura. A cenoura ajuda a fortalecer o cabelo, porque tem vitaminas B6, B12 e antioxidantes, aliás, essas vitaminas brindam também uma aparência mais saudável.

A biotina é um tipo de vitamina para crescer cabelo indicada para pessoas com queda capilar. De acordo com o fabricante, esse produto também pode ajudar na prevenção da calvície, incentivando o crescimento dos fios na região.

O peso das pessoas também varia, e não há consenso em níveis de quantidade mínima segura de medicação para a utilização do minoxidil oral”. A utilização inadequada do minoxidil oral pode causar tonturas e queda rápida de pressão, entre outras complicações, como informa o especialista.

Como tal, não há razão para o minoxidil não funcionar para uma entrada recuada. Os folículos pilosos na linha do cabelo não são significativamente diferentes dos outros no couro cabeludo ou coroa, o que significa que você ainda deve experimentar os benefícios do minoxidil ao aplicá-lo na linha do cabelo.

A ação do Minoxidil compreende os novos fios que vão nascer após o início do tratamento. Logo, se você interromper o tratamento, a próxima leva de fios ficará mais fraca e com menor quantidade de fios, contribuindo para que a queda de cabelo volte a ocorrer.

O minoxidil tópico age diretamente na raiz do cabelo e, por isso, a aplicação deve ser feita diretamente no couro cabeludo. A concentração mais habitual é de 5%. Normalmente, os homens devem aplicar a substância 2 vezes ao dia, respeitando o intervalo mínimo de 4 horas.