Quantas vezes pode fazer rinoplastia?

Perguntado por: lbernardes8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 13 votos

Somente após isso é que o paciente pode ser submetido a uma nova cirurgia. Assim, o intervalo entre o procedimento inicial e a rinoplastia secundária, no geral, é de no mínimo 1 ano.

Então um retoque é uma rinoplastia secundária? Sim, não deixa de ser uma segunda cirurgia. Na grande maioria dos casos é feito para melhorar pequenos detalhes que não foram alcançados com a primeira cirurgia, e pode ser feito pelo mesmo médico que fez a primeira ou outro de sua escolha.

Idealmente, é recomendado esperar seis meses antes de considerar uma nova intervenção em uma rinoplastia, sendo que alguns estudiosos falam em até 12 meses. Esse tempo deve ser respeitado, pois ainda existe um processo inflamatório agindo e intervenções podem ter um resultado inesperado.

Quais riscos ou complicações podem ocorrer com uma rinoplastia secundária? Todas as cirurgias apresentam algum risco. Para a rinoplastia secundária, os principais riscos são sangramento, infecção e imperfeição estética. O sangramento é raro e ocorre em menos de 1% dos casos.

Geralmente, a rinoplastia revisional é uma cirurgia de menor complexidade. Muitas vezes, ela pode ser realizada como procedimento ambulatorial ou hospitalar com anestesia local, como no caso de uma cirurgia revisional para correção de cicatriz hipertrófica. Em outros casos, a nova operação pode ser mais complexa.

SOL. A exposição solar pode comprometer o resultado final da rinoplastia, uma vez que, se há hematomas em processo de absorção e estes forem expostos aos raios solares, sem proteção, pode resultar em manchas permanentes.

A rinoplastia secundária, também conhecida como rinoplastia de revisão ou correção, é o procedimento realizado em pacientes que já foram submetidos a cirurgias plásticas nasais, mas não tiveram os resultados desejados, realizando um novo procedimento para alcançar os objetivos estéticos ou funcionais almejados.

O preço da rinoplastia secundária varia entre R$ 19.386,00 e R$ 38.772,86 (Julho/2023) nas principais clínicas de São Paulo. Essa é apenas uma média, pois o valor exato da rinoplastia varia de acordo com o profissional escolhido, local da cirurgia e complexidade do procedimento.

Reverter a rinoplastia não é possível. O que se pode fazer é reparar os danos, por meio de uma rinoplastia secundária. Graças a ela, é possível corrigir a execução incorreta das técnicas cirúrgicas, responsáveis pelos desvios estéticos e/ou falhas funcionais.

Outros pontos importantes para se reduzir a chance de fibrose no pós-operatório de uma rinoplastia: Evitar deixar espaços vazios (“espaço morto”) no nariz durante a rinoplastia. Nestes espaços pode ocorrer acúmulo indesejado de sangue e outros líquidos, causando um edema local mais prolongado.

OBSTRUÇÃO NASAL
O inchaço na parte interna do nariz pode causar a sensação de congestionamento que é facilmente contornado com a ajuda dos splints nasais, colocados ainda no centro cirúrgico. Essa sensação vai passando à medida em que o edema vai sendo absorvido pelo organismo.

Geralmente, o pior dia após a rinoplastia é o segundo ou terceiro dia após a cirurgia. Isso ocorre porque o inchaço e os hematomas atingem seu pico nesse período, podendo causar desconforto e dificuldade para respirar. Além disso, é comum sentir dor de cabeça, congestão nasal e sensação de pressão no rosto.

Rinopatia crônica é um termo genérico usado para descrever várias condições que afetam as vias respiratórias superiores, incluindo o nariz e os seios da face. Essas condições podem ser caracterizadas por sintomas persistentes, como obstrução nasal, secreção nasal, dor de cabeça, pressão facial e tosse.