O que não pode fazer antes da rinoplastia?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 11 votos

Evitar o uso de medicações que contenham AAS, vitamina E e Ginko Biloba. Isso porque essas medicações podem interferir no processo de coagulação; Não fume nos dias que antecedem o procedimento, já que o cigarro pode retardar a cicatrização; Providencie o acompanhante e informe a clinica (nome e telefone);

Questões como o tipo e a saúde da pele podem interferir no resultado da rinoplastia. Por isso, durante a primeira avaliação em consultório, o cirurgião pode indicar um tratamento pré-cirúrgico para espessura da pele (no caso de peles muito grossas) e, havendo necessidade, para oleosidade e acne.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

Além da anamnese e dos exames clínicos e laboratoriais, o pré-operatório da rinoplastia exige a realização de jejum absoluto de 08 horas para alimentos e bebidas, inclusive água.

Todos os pacientes devem dormir de costas com a cabeça elevada por pelo menos uma semana para minimizar o inchaço. Alguns podem precisar continuar dormindo de costas por algumas semanas depois disso.

A preferência por realizar a rinoplastia no inverno se deve, em grande parte, ao fato de que as temperaturas são mais amenas nessa época do ano. Isso pode ser benéfico para o paciente, já que o calor excessivo pode contribuir para o surgimento de edemas (inchaço), dor, vermelhidão e desconforto na região operada.

Geralmente, o pior dia após a rinoplastia é o segundo ou terceiro dia após a cirurgia. Isso ocorre porque o inchaço e os hematomas atingem seu pico nesse período, podendo causar desconforto e dificuldade para respirar. Além disso, é comum sentir dor de cabeça, congestão nasal e sensação de pressão no rosto.

Sim, é preciso que o paciente fique internado para realizar a cirurgia da rinoplastia. No entanto, ele também costuma receber alta o mesmo dia, permanecendo no local de 8 a 10 horas apenas.

No pós-operatório algumas orientações importantes devem ser seguidas, como evitar alimentos quentes e ingerir uma dieta mais pastosa por uma semana, evitar movimentação excessiva da face como rir, mastigar e falar, não abaixar a cabeça, dormir de barriga para cima, com a cabeceira elevada (30º) e lembrar que os ...

Oriento que a paciente não esteja usando absorvente interno durante o ato cirúrgico. E lembrem-se não use anticoncepcional no período pré-operatório com o objetivo de suspender a menstruação. Para esclarecer mais dúvidas, agende uma consulta.

Higiene corporal
Com relação a higiene, o paciente pode tomar banho normalmente e, inclusive, lavar os cabelos.

Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana). Se houver necessidade, o corte dos pelos será feito pela equipe de enfermagem, antes da cirurgia, somente no local indicado pelo médico.

Você pode encontrar fibras em alimentos como pão integral, frutas como a maçã e a pera e em diversos vegetais. Além dos alimentos indicados, também é recomendável incluir leite e iogurte ao que comer antes da cirurgia plástica.

Levar óculos escuros, roupas fáceis de vestir e sapatos baixos, para ser usado na sua alta hospitalar. Evitar uso de joias, bijuterias e retirar piercings. Apresentar-se no hospital (ou clínica) 1 hora antes da hora marcada para a cirurgia.

Depende do trabalho que você realiza e de quais procedimentos foram realizado na rinoplastia (correção de desvio de septo, fratura nasal). Em média, os pacientes retornam ao trabalho depois de 7 a 10 dias da cirurgia.