É normal ter o cabelo fino?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 6 votos

É normal ter cabelo fino e ralo ao mesmo tempo? Sim, ter cabelos simultaneamente ralos e finos é uma queixa comum. “Muitos pacientes , tanto mulheres quanto homens, apresentam queixa de rareamento e afinamento dos fios ao mesmo tempo”, diz o tricologista.

Características do cabelo fino
O cabelo fino não tem volume nenhum e tende a ser muito mais quebradiço, fácil de embaraçar e difícil de pegar forma. Normalmente, é confundido com cabelo ralo, mas apesar de os dois terem suas semelhanças, se trata de coisas diferentes.

Causas do afinamento capilar
A principal causa do afinamento capilar é a alopécia androgenética, mais conhecida como calvície. “Nos homens, os fios da região frontal e da coroa são os mais afetados, enquanto nas mulheres é a região central do couro cabeludo“, diz Cintia.

Funciona assim: se você conseguir prender as madeixas em um rabo de cavalo com apenas uma volta, o hair tende a ser espesso. Se você fizer de duas a três voltas no elástico, ele tende a possuir densidade média. Mas se for necessário fazer mais do que três voltas, o cabelo é fino e mais ralo.

Cabelo liso tipo 1A: entre os tipos de fio de cabelo liso, esse é o mais fino e alinhado, e não possui tanto volume. Ele é mais difícil de modelar e tende a dar mais nós que os outros tipos.

Como engrossar o cabelo de maneira rápida?

  1. Cuide da sua alimentação. Não é nenhuma surpresa que uma dieta saudável = um cabelo saudável. ...
  2. Massageie o couro cabeludo. ...
  3. Escolha shampoo e condicionador certos. ...
  4. Invista em terapia de luz (LEDterapia) ...
  5. Evite o calor. ...
  6. Diminua a tensão. ...
  7. Resolva o desequilíbrio hormonal.

A hidratação ajuda engrossar o cabelo
Se a reconstrução é responsável por repor a massa, a hidratação tem como função repor água. Por isso, faça sempre que possível e invista em uma máscara potente capaz de oferecer aos fios todos os cuidados necessários para deixá-los mais bonitos ainda.

Primeiramente, evitar a queratina, pois ela pode pesar, endurecer e quebrar o cabelo fino. Shampoos muito densos e nutritivos, que geralmente têm muitos óleos, podem pesar. Os shampoos antirresíduos também são prejudiciais e podem deixar o cabelo com aquele aspecto de elétrico.

A principal causa de cabelo ralo e fino em homens e mulheres é a alopecia androgenética. A calvície hereditária acomete até 85% dos homens e 40% das mulheres em alguma fase da vida.

A que mais se destaca neste quesito é a biotina (vitamina B7), pois sua deficiência pode causar a queda de cabelo e a suplementação ajuda no crescimento; Vitamina C: os radicais livres são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho.

Tipos mais comuns de alopecia:
A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos. O sintoma mais frequente na alopecia androgenética é o afinamento dos fios.

Tipo 3 = mais ondulado
O tipo mais comum de cabelo no Brasil, é o mais ondulado, 29% das mulheres possuem esse tipo de cabelo.

O melhor tratamento para os cabelos fracos e quebradiços é a reconstrução capilar. Produtos reconstrutores são ricos em proteínas (queratina) e aminoácidos que moldam a estrutura da fibra. Eles vão devolver massa, força e elasticidade, deixando as madeixas com boa textura, mais maleáveis e resistentes.