Qual a parte do corpo mais difícil de emagrecer?

Perguntado por: oalmada4 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 8 votos

Além da região abdominal, braços e tórax são outras partes em que a este tipo de gordura se concentra. Por outro lado, partes do corpo como quadris, nádegas e coxas são foco de gordura não metabolicamente ativa, ou seja, são áreas em que o emagrecimento é mais difícil de ocorrer.

Regiões como braços, barriga, glúteos e pernas são as mais propensas ao acúmulo. Consequentemente, as pessoas têm uma maior dificuldade em eliminar tal gordura.

Em primeiro lugar, a perda de peso é diferente entre os homens e as mulheres. Especialistas afirmam que a perda de peso entre homens e mulheres tende a ser diferente. Por conta do tipo de gordura e também os fatores da gravidez. A primeira parte do corpo a emagrecer é o rosto.

Mesmo quando se começa uma dieta ou rotina de exercícios físicos, a gordura abdominal é a última a sumir.

Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

Nutricionista explica como a alimentação balanceada age no organismo ao longo de 28 dias. Mudanças no corpo são perceptíveis após 7 dias. Manter uma alimentação balanceada e adotar outros hábitos saudáveis pode exigir bastante esforço e, com isso, desanimar.

A flacidez da pele do rosto e do pescoço não é apenas uma consequência do passar dos anos. Quem diz adeus a alguns (ou muitos) quilos pode deparar-se também com esta realidade, visto que a perda de peso leva a uma diminuição do tecido celular subcutâneo na face, havendo redução do volume geral.

Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.

Como saber se estou emagrecendo? A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Para uma mudança de peso ser notada em seu rosto, você precisa mudar o seu IMC em 1,33 pontos, segundo o estudo. Isso significa que uma mulher e um homem de estatura média precisariam ganhar ou perder 3,6 kg e 4,08 kg, respectivamente.

Além de fatores genéticos, os principais vilões da gordura localizada são a má alimentação, falta de exercícios físicos e desequilíbrio no metabolismo.

Teve gente que disse que o peso é eliminado por meio das fezes. Nenhuma dessas explicações, contudo, é o que realmente acontece. O peso que perdemos emagrecendo vai, principalmente, para os pulmões. "Quando alguém perde 10 kg de gordura, 8,4 kg são exalados como CO2.

Como foi observado, a água desempenha um papel importante no processo de emagrecimento, pois causa a sensação de saciedade, proporciona um melhor rendimento em exercícios físicos, regula o metabolismo, participa da queima de gordura e reduz a retenção de líquidos.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).