Quando o corpo começa a queimar a gordura?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 13 votos

É difícil cravar quanto tempo isso leva para acontecer, pois depende de adaptações de cada organismo, tipo de treino etc. Mas certamente não serão 30 minutos. Quando o organismo se adapta ao esforço, o que determina qual será o combustível predominantemente usado é a intensidade do exercício.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Quando seu corpo começa a queimar gordura rápido demais, não tem tempo de se adaptar às perdas. O fígado fica sobrecarregado e pode ter suas funções prejudicadas.

Na verdade, um estudo constatou que, ao perder gordura, grande parte dela é eliminada através da respiração, no pulmão.

Com três minutos, 90% da energia utilizada no exercício vem da gordura. Depois de 5, 6 minutos, esse percentual já é praticamente de 98% nas atividades aeróbicas. Então, nestas atividades, quanto mais tempo tiver o seu treino, mais calorias e gorduras você vai gastar.

Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.

A melhor forma de aumentar o metabolismo para queimar gordura é aumentar a quantidade de massa muscular, responsável pela geração de energia e pelo consumo de grande parte da gordura corporal.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

Comemore as pequenas mudanças no seu bem-estar e nas intenções do seu corpo, mesmo que não sejam visíveis. Você perceberá que há mais força muscular nas pernas, abdômen e também na sua capacidade cardiorrespiratória.

Mesmo quando se começa uma dieta ou rotina de exercícios físicos, a gordura abdominal é a última a sumir.

A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético, como os culotes. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de perder devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.

“Se o objetivo for maximizar a queima de gordura, pode ser benéfico programar sessões de treino para as primeiras horas da manhã. O metabolismo basal é geralmente mais baixo durante à noite, então o exercício matinal pode ajudar a estimular o metabolismo e aumentar a queima de gordura durante todo o dia".

1 – Corrida
Mais de 1000 calorias em 60 minutos. Há muitos esportes em que correr é uma parte essencial .