Por que os jovens estão ficando calvos?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 12 votos

A alopecia androgenética é a causa mais comum para a queda de cabelo na adolescência, mas uma queda excessiva pode demonstrar que existe algo além da genética. Nos dias de hoje, a queda de cabelo quanto a calvície tem sido precoce e intensa.

A genética é responsável por 80% dos casos de calvície, X Fonte de pesquisa mas a chance de um homem ser calvo é a mesma se o pai ou avô também forem. Dessa forma, verifique se o pai, avôs, tios e primos (de primeiro e segundo grau) sofreram algum problema de perda de cabelo.

A idade também é um fator importante no desenvolvimento da calvície, tendo em vista que, na velhice, o crescimento do cabelo tende a ser mais lento e até mesmo parar. Entretanto, dados recentes vêm chamando a atenção de especialistas por apontarem uma grande quantidade de jovens que apresentam calvície precoce.

Há várias causas para esta perda de cabelo, que pode ser provocada por dietas, ou seja, por uma má alimentação, nomeadamente com deficiência de ferro, por certos medicamentos, cirurgias, doenças da tiroide, ou frequentemente no pós-parto.

Tem como evitar a calvície? Descubra!

  1. Evite cigarro.
  2. Evite procedimentos químicos.
  3. Evite banho com água muito quente.
  4. Não durma com cabelo molhado.
  5. Mantenha os fios sempre limpos.
  6. Como evitar a calvície com alimentação saudável.

Transplante capilar: trata-se da única forma eficaz para solucionar a calvície. Em síntese, o implante capilar é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada de unidades foliculares (fio a fio) na região da nuca do próprio paciente.

35 a 40 anos

Afinal, a calvície estabiliza? Sim. Ela costuma se estabilizar entre os 35 a 40 anos, pois a calvície costuma evoluir até essa faixa etária. A partir dos 50 anos, mais ou menos, os fios começam a afinar não pela calvície em si, mas pelo envelhecimento.

Sinais de careca
Quando a alopecia começar a progredir, você notará: Mudanças em sua linha de cabelo frontal. Começa a retroceder em relação à sua linha de cabelo frontal e a retroceder na linha de cabelo. Parte superior da cabeça e da «coroa da cabeça» torna-se perceptível.

O paciente pode recorrer a medicações tópicas e orais que desaceleram o processo de queda e estimulam o crescimento de novos fios. “A infusão de medicamentos no couro cabeludo e o uso de tecnologias a laser são armas que podem ajudar no controle do quadro.

Segundo pesquisadores, se o pai ou a mãe tem calvície, há 50% de chance do filho ter também.