Qual é o melhor exame para cabeça?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Entre eles, os mais indicados são: ressonância magnética ou tomografia computadorizada e exames laboratoriais, como a análise de Líquor por punção lombar. Geralmente tais exames não são necessários, cabendo ao profissional médico julgar, sendo portanto a consulta fundamental.

A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo. É muito importante no estudo de diversas patologias (doenças), como por exemplo na trombose cerebral, aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos (cancro), alterações neurológicas, entre outras.

Um exame neurológico, também chamado de neuroexame, é uma avaliação do sistema nervoso de uma pessoa que pode ser feita no consultório do médico, com instrumentos como luzes e martelos reflex e geralmente não causa dor ao paciente. O sistema nervoso consiste no cérebro, na medula espinhal e nos nervos dessas áreas.

Precisão das imagens
No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.

O aparelho de tomografia computadorizada utiliza radiação ionizante igual ao Rx digital para realizar cortes virtuais de um determinado local do corpo e depois reproduz em um software no computador a imagem perfeita para ser analisada pelo radiologista.

Quando a tomografia do crânio é indicada? As situações em que o médico neurologista pode solicitar o exame se dividem, basicamente, em dois tipos: queixas comuns e urgência. No primeiro caso, podemos ter sintomas como simples dores de cabeça, vertigens, náuseas, tonturas e alterações visuais.

Perda do equilíbrio: pode haver perda de coordenação. Perda de audição: zumbido no ouvido, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado. Alterações no pulso ou na frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral.

A ressonância magnética do crânio auxilia no diagnóstico de doenças neurológicas, infecciosas, traumáticas e oncológicas. O exame é altamente tecnológico e fornece informações importantes sobre estruturas internas da cabeça, incluindo o cérebro.

Precisão das imagens
Ambos os exames oferecem imagens precisas, mas a tomografia oferece imagens horizontais e em 3D, enquanto a ressonância permite ver planos frontais e oblíquos. É comum que a tomografia seja solicitada em casos mais simples, e a ressonância quando há necessidade de diagnósticos mais complexos.

Enquanto a tomografia é contraindicada para gestantes e pessoas alérgicas ao iodo, a ressonância magnética não pode ser realizada por pessoas portadoras de marca-passo, desfibrilador cardíaco implantável, stent vascular, implante coclear, próteses ortopédicas, clipes vasculares metálicos, prótese vascular, DIU, e que ...