Qual é o mel mais puro que existe?

Perguntado por: imata7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 4 votos

Mel orgânico silvestre, produto alimentício produzido por abelhas Apis melliferas africanas. O Mel é produzido na região da Caatinga e é o mais puro que existe, porque está distante de qualquer monocultura com agrotóxicos.

O mel mais puro do mundo. Assim pode ser classificado o mel produzido na região da Serra do Amolar, na fronteira entre Brasil e Bolívia. O trabalho é realizado por famílias ribeirinhas com incentivo da Ecoa por meio do Programa Oásis.

O mel puro é a melhor opção para adoçar os alimentos, pois é muito mais saudável do que os açúcares de mesa. Além disso, este alimento é rico em vitaminas e minerais que fortalecem o organismo e ajudam no combate a doenças.

Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.

Uma das maneiras de saber se o mel é adulterado ou não, é através de um teste que Jean ensina: Coloque umas gotinhas de Iodo em uma pequena quantidade de mel, se ele ficar com uma coloração azulada, então o mel não é puro.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

Apesar de inúmeros benefícios, o mel deve ser consumido com moderação, pois contribui para o ganho de peso e desregulação dos níveis de açúcar no sangue.

Caracteriza-se por ter uma coloração amarela clara e alta viscosidade. Mel de flores de eucalipto: Dentre as plantas fornecedoras de alimento para as abelhas, o eucalipto é considerado um dos melhores e mais abundantes.

Estamos falando do mel, que além de agradar o paladar, é tudo de bom do ponto de vista nutricional. Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre.

O processo de cristalização do mel é normal e não é motivo de preocupação. Cerca de 80% da composição do mel puro é de açúcar, enquanto o resto é água. É por este motivo que ele é tão durável e é também por isso que ele pode cristalizar. A explicação está na temperatura.

Seja em um tom de amarelo claro, em uma paleta avermelhada ou até mesmo sendo quase marrom ou preto. O fato é que o mel de abelha conta com mais de 256 cores, com sabores e propriedades diferentes.

Elas produzem um mel mais saboroso e odorífero, com baixo teor de açúcares

  • Uruçu (Melipona scutellaris) Uruçu é uma palavra que vem do tupi “eiru su” e significa abelha grande. ...
  • Mandaçaia (Melipona mandacaia) ...
  • Jataí (Tetragonisca angustula) ...
  • Iraí (Nannotrigona testaceicornes)

Sabe aquelas receitinhas caseiras de hidratação de pele ou cabelos? Pois então, o mel silvestre é um dos ingredientes que pode tranquilamente ser utilizado. Já o seu sabor, cor e viscosidade podem ser comparados ao mel de laranjeira, pois tem sabor suave e coloração mais clara.

Mel bracatinga
Normalmente, esse tipo de mel tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por isso, pode apresentar muitos benefícios para quem o consome.

A China é o maior produtor mundial de mel (267,8 mil toneladas, em 2002), quantidade três vezes maior que a produzida pela Argentina (85 mil toneladas no mesmo ano), que se recuperou do mau desempenho de anos anteriores e reassumiu a liderança do mercado mundial.