Qual a diferença de mel orgânico?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 11 votos

No caso dos produtos orgânicos, a ideia é manter o mel o mais natural possível. Logo, o uso de aditivos químicos é proibido. Inclusive, o apiário de origem deve estar longe da influência de agrotóxicos, já que as abelhas coletam materiais florais.

O mel orgânico se diferencia por não conter produtos químicos como, por exemplo, antibióticos, pesticidas e agrotóxicos; Importante verificar se há na embalagem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

O que é mel orgânico? Assim como os vegetais, o mel puro também pode ser orgânico. Isso significa que todo o processo de produção estará livre de qualquer tipo de contaminação, tanto por agrotóxicos quanto por antibióticos, que são usados para tratar doenças das abelhas ou das plantas de onde elas retiram o néctar.

③ Considere o Mel Orgânico como Opção Mais Saudável
Apesar de o mel orgânico ter a mesma aparência e benefícios do mel comum, existem diferenças entre eles. Com o uso de antibióticos, pesticidas e agrotóxicos na agricultura, ao coletar a seiva, a abelha pode levar essas substâncias até a colmeia.

O Mel Orgânico Needs é saudável e ajuda a proteger o sistema imunológico aumentando as defesas do corpo. Com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, ele possui sais minerais e é produzido sem adição de agrotóxicos, podendo ser utilizado também adoçar bebidas.

Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.

Ele possui propriedades nutritivas, rico em antioxidantes e contém propriedades antibacterianas. Confira alguns motivos para tomar mel todos os dias: Auxilia no sistema imunológico: Por ser rico em antioxidantes, o mel coopera na proteção do corpo, aumentando as defesas do organismo.

É um mel produzido segundo normas específicas que o qualificam como um produto isento de contaminações químicas e biológicas indesejáveis. Para produzir um mel que possa receber o título de orgânico, o apicultor deve passar por um processo de certificação.

O Mel considerado puro, é aquele que não passou por nenhum processo de aquecimento, filtragem, ou adição de nenhum produto. Para adulterar o mel e aumentar seu rendimento, é comum a adição de ingredientes como: melado, xarope de açúcar ou açúcar invertido, xarope de milho, farinha, amido e até mesmo água.

O mel considerado puro é um alimento natural que não passou por adição de nenhum produto, por processo de aquecimento ou filtragem.

Antes, uma recomendação: é mais garantido comprar mel verdadeiro em supermercados ou empórios. Confira as dicas a seguir. Mel de verdade cristaliza, isso é, ele se solidifica em temperaturas abaixo de 25ºC. Deixe a garrafa com o alimento na geladeira por algumas horas: se endurecer, é mel.

Baldoni

Sobre o Mel Orgânico Baldoni: O Mel Orgânico Baldoni foi eleito por 3 vezes consecutivas o Melhor Mel do Brasil (2012, 2014 e 2016), e mantém a tradição na produção de mel desde a sua fundação.

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

Conforme destacado pela Dra. Elisabeth, o principal motivo pelo qual crianças não devem consumir mel antes de 1 ano de idade é o risco de botulismo infantil. Segundo ela, o mel pode estar contaminado com uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz a toxina responsável por essa doença grave.

Diariamente meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beba mel com canela fervido numa xícara de água. Se beber todo dia, reduz o peso até de pessoas obesas.