Por que adultos não tem piolho?

Perguntado por: rsalgueiro5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Não. Piolho se alimenta de sangue, não da sujeira do cabelo. Por que adultos não pegam piolho? Pegam sim, mas o contato entre as cabeças de crianças é maior, facilitando o contágio.

O piolho não está associado a baixa renda ou a falta de higiene. Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho.

O piolho é um pequeno inseto que se alimenta de sangue do couro cabeludo em humanos. A pediculose é mais comum em crianças em idade escolar, sendo ocasional o encontro de piolho em adultos. Ao contrário do que muitos acreditam, piolhos não são sinal de má-higiene pessoal.

Transmissão do piolho
Os piolhos são transmitidos por meio do contato direto com uma pessoa que os tenha. No caso do piolho da cabeça, você pode adquiri-lo, por exemplo, encostando sua cabeça na de outra pessoa. Além disso, emprestar objetos de uso pessoal também pode garantir a transmissão.

Resumo. Piolhos podem infestar a cabeça de pessoas de todas as idades, mas crianças estão mais propensas às infestações devido ao contato intenso com outros pequenos no ambiente escolar.

Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

Vale lembrar também que ter piolhos não significa falta de higiene, ao contrário, estes geralmente preferem um ambiente seco, fino, não oleoso e limpo. A única forma de prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas, o que nem sempre é possível, principalmente nas crianças.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.

Com a infestação, eles passam a coçar a cabeça com muito mais frequência, provocando pequenos machucados no couro cabeludo, o que facilita o acesso de germes e bactérias dentro da corrente sanguínea, já que essa área é cheia de vasos. A picada também causa grande irritação à pele, por causa da saliva do piolho.

Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.

Lavar a cabeça com vinagre
O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas.

Cabelo com química não pega piolho
A química até ajuda a matar piolhos adultos – mas não atinge as lêndeas e não previne que os insetos infestem a cabeça da criança.

Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

O outono costuma trazer uma preocupação extra para pais e responsáveis de crianças em idade escolar. Nessa época, é frequente o aumento de casos de pediculose capilar, como é chamada a infestação por piolhos nos fios e no couro cabeludo.