Pode passar pano na casa com álcool?

Perguntado por: uoliveira6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Para limpar e desinfetar com álcool 70% as mais diferentes superfícies, principalmente as envidraçadas, recomendamos o uso de uma flanela ou pano de limpeza multiuso. Você também poderá usar álcool em tecidos, estofados, espelhos, vidros, pias e louças, sem causar danos, mas faça isso com cuidado.

Para efeito de comparação, o álcool 70% é constituído com 30% de água. Isso faz com que ele não seja aconselhado para a limpeza de eletrônicos como o isopropílico, porém é indicado para a realização de limpeza e desinfecções de superfícies.

Quem usa álcool na limpeza gosta do frescor proporcionado pelo produto. Na cozinha, recomenda-se a aplicação em pisos, azulejos e superfícies laváveis. Cuidado: o álcool não deve ser usado em móveis encerados, envernizados, pintados ou laqueados.

"A melhor limpeza é com um pouco de água e detergente, mas se a pessoa quiser uma limpeza mais profunda pode usar álcool 70 líquido, misturado na água, e aplicar com um pano sobre o revestimento", explica a proprietária da revendedora Multipisos, Claudia Padilha.

ÁLCOOL GEL
Ele é o ideal para a limpeza, principalmente doméstica. Também é mais em conta, se comparado aos demais tipos. ATUALIZAÇÃO SOBRE O CORONAVÍRUS – COVID19: o álcool 70% é o tipo mais indicado para a prevenção do vírus.

Errado! Na verdade, esse tipo de mistura pode causar reações químicas que liberam gases tóxicos, e de nada adianta uma casa brilhando se a sua saúde for afetada. Então, se você ou algum conhecido é adepto dessa “química do mal”, pare tudo e leia o nosso artigo.

Sim, pode limpar espelho com álcool. Para aquela limpeza do dia-a-dia ou quando o espelho não está muito sujo, uma papel toalha umedecida com álcool já é suficiente.

Esse processo não limpa, necessariamente, superfícies sujas, mas ao matar germes em uma superfície após a limpeza, ele pode reduzir ainda mais o risco de propagação de infecções.

O que usar para passar pano no chão?

  • vassoura ou aspirador de pó;
  • rodo;
  • balde;
  • pano de limpeza;
  • desinfetante perfumado;
  • sabão líquido ou detergente neutro;
  • água sanitária.

No entanto, a melhor forma é borrifar a superfície do móvel, que não pode ser encharcado para não danificar o material. Após isso, use um pano para espalhar o produto. Mas cuidado! Superfícies envernizadas não podem entrar em contato com álcool de tipo algum.

Portanto, para limpar azulejos e rejuntes encardidos, não é diferente. Sendo assim, misture vinagre de álcool e limão (a mesma quantidade de cada um), esfregue sobre os azulejos e rejuntes, com a ajuda de uma esponja macia ou um pano. Deixe agir por 10 ou 15 minutos e enxágue.

Utilizado para limpeza profissional na desinfecção de ambientes como: hospitais, clínicas, farmácias, consultórios, postos de assistência à Saúde e residências. Tem comprovada eficiência contra microrganismos, como: Staphylococcus aureus, Salmonella, Pseudomonas aeruginosa e o Coronavírus.

Como fazer aromatizador de ambiente com amaciante

  1. Coloque uma xícara de chá de água em um garrafinha com borrifador.
  2. Acrescente meia xícara de chá de um amaciante concentrado e perfumado.
  3. Por fim, adicione meia xícara de chá de álcool e misture tudo até ficar bem homogêneo.

Pode colocar o álcool junto com o amaciante e é só deixar o enxague acontecer. Depois, basta centrifugar e a peça está pronta para ir diretamente para o varal. Frequência: Talvez, você não ache a próxima dica tão legal, mas ela pode te ajudar, viu.

Embora pareça que o desinfetante combine com ela, no que diz respeito a potencializar a limpeza, os dois produtos juntos são extremamente tóxicos. Isso se justifica pelo fato da presença da amônia na composição dos desinfetantes, que pode causar o aparecimento de uma substância chamada cloramina.

Existem, sim, algumas misturas de produtos de limpeza que são úteis e inofensivas. Por exemplo, a combinação entre amaciante e álcool. Com eles, você pode fazer um aromatizador de roupas e ambientes! Já o detergente neutro misturado com o álcool têm um alto potencial de higienização.