Porque comer mel?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O mel também inibe o crescimento de diferentes bactérias, vírus e fungos patogênicos, ou seja, apresenta atividade antimicrobiana.

Estamos falando do mel, que além de agradar o paladar, é tudo de bom do ponto de vista nutricional. Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre.

Ele possui propriedades nutritivas, rico em antioxidantes e contém propriedades antibacterianas. Confira alguns motivos para tomar mel todos os dias: Auxilia no sistema imunológico: Por ser rico em antioxidantes, o mel coopera na proteção do corpo, aumentando as defesas do organismo.

Quando utilizado em excesso, o mel pode contribuir para a obesidade, por ser um produto muito calórico. Por exemplo: em uma colher de sopa rasa (cerca de 15 g) há 206 kcal e 12,1 g de carboidratos, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

"Uma colher de sopa de mel por dia é a quantidade recomendada. Sugiro, inclusive, que esse mel seja consumido no período noturno, caso o paciente tenha alguma queixa de irritação na garganta ou tosse. A saliva produzida age na mucosa da garganta realizando uma proteção", conta Danielle.

O mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Por isso, o alimento contribui para a diminuição dos radicais livres e assim previne o envelhecimento precoce e contribui para a pele mais bonita e saudável.

Por isso, ingerir a banana com aveia e mel também pode ser uma excelente opção para um lanche da noite, já que a aveia dará a sustância e o mel energia, sendo uma porção muito completa para se ingerir antes de dormir.

Diariamente meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café, beba mel com canela fervido numa xícara de água. Se beber todo dia, reduz o peso até de pessoas obesas.

Muitas vezes, comentamos: “Estou tão cansado que sou incapaz de dormir”. Por isso é tão importante o estado de relaxamento antes de dormir. Os açúcares contidos no mel sobem de forma natural e saudável nossos níveis de insulina e produzem serotonina, que é o hormônio que melhora o humor e nos relaxa.

③ Considere o Mel Orgânico como Opção Mais Saudável
Apesar de o mel orgânico ter a mesma aparência e benefícios do mel comum, existem diferenças entre eles. Com o uso de antibióticos, pesticidas e agrotóxicos na agricultura, ao coletar a seiva, a abelha pode levar essas substâncias até a colmeia.

Conforme destacado pela Dra. Elisabeth, o principal motivo pelo qual crianças não devem consumir mel antes de 1 ano de idade é o risco de botulismo infantil. Segundo ela, o mel pode estar contaminado com uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz a toxina responsável por essa doença grave.

Incluir o consumo de mel no dia a dia pode fazer bastante diferença na sua qualidade de vida, já que o produto traz inúmeros benefícios à saúde. O melhor de tudo é que isso não é nada difícil, por ser um ingrediente muito versátil e fácil de incorporar! Ele pode ser usado em sobremesas, carnes e também como adoçante.

MEL: CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS
O mel é contraindicado para pessoas com diabetes, pois causa elevação na glicose sanguínea, assim como o açúcar. Crianças menores de um ano não devem consumir mel, pois há risco de contaminação pelo Clostridium botulinum, que transmite o botulismo.

Seja em um tom de amarelo claro, em uma paleta avermelhada ou até mesmo sendo quase marrom ou preto. O fato é que o mel de abelha conta com mais de 256 cores, com sabores e propriedades diferentes.