O que faz o mel cristalizar?
Todos os méis são líquidos quando produzidos pelas abelhas, mas, por serem soluções supersaturadas de glicose, quando armazenadas em temperaturas abaixo da temperatura média da colmeia (37°C), tendem a cristalizar espontaneamente, porém esse fenômeno não altera a natureza do mel.
Por que que o mel puro cristaliza
A cristalização é um processo natural que ocorre porque o mel é uma solução supersaturada de açúcar, que contêm mais açúcares do que pode permanecer em solução. Isso faz da solução uma mistura instável, e ela, ocasionalmente, pode retornar à estabilidade por meio da cristalização.
Quando o mel cristaliza é bom
Com o tempo, você deve perceber que o mel cristaliza em sua despensa. Apesar de parecer uma transformação indesejada, por alterar sua consistência, o processo de cristalização é um bom sinal, pois indica que se trata de um produto natural.
Quando o mel cristaliza e verdadeiro
Quando o mel cristaliza é sinal que o produto. é verdadeiro. Com o tempo ele vai ficar parecendo um. doce de leite.
Como evitar a cristalização do mel
O método mais utilizado é o de pasteurização de mel em temperaturas de 72 °C ou mais . Pela pasteurização, as células de levedura são destruídas, os cristais de mel liquefeitos e o aquecimento tem o efeito de aumentar o conteúdo de hidroximetilfurfural (HMF) e reduzir a atividade da diastase.
Como saber se o mel é falso ou verdadeiro
Você vai precisar de apenas duas coisas: 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta despejar uma colher de sopa de mel de abelhas em um copo de água. De uma forma geral, se o mel for realmente puro, ele ficará todo agrupado no fundo do copo. Caso ele não seja 100% natural, o mel se dissolverá na água.
Porque o mel cristaliza no frio
Influência da Temperatura
O fator temperatura também é uma variável significativa para que a molécula de glicose se transforme em monoidrato de glicose. Baixas temperaturas aceleram a quebra desta molécula, e quanto mais rico for sua composição em glicose, mais sensível o mel se torna a tais variações.
Já o mel cristalizado apresenta o cheiro comum, a diferença é apenas na textura. Ele possui pedrinhas de açúcar que em nada interferem no seu valor nutricional e pode continuar sendo consumido normalmente.
Como tirar a cristalização do mel
Muitas pessoas consomem mel mesmo cristalizado, algumas até preferem assim. Se esse não for seu caso, pode-se colocar o pote de mel em banho-maria em temperatura morna, próximo de 50 graus, até que haja a descristalização. O importante é não elevar a altas temperaturas, o que descaracterizaria alguns de seus compostos.
Porque o mel não pode ser aquecido
Segundo o Sushruta Samhita, porque o néctar é colhido de várias flores diferentes e o pólen dessas flores é levemente tóxico. Portanto, o mel é um subproduto de uma substância levemente tóxica. E quando você esquenta o mel, potencializa a sua toxicidade, o que pode fazer mal ao seu organismo.
Qual é a cor do mel puro
Coloque umas gotinhas de Iodo em uma pequena quantidade de mel, se ele ficar com uma coloração azulada, então o mel não é puro. Caso seja puro, não terá alteração de cor.
É normal o mel puro Açucara
A cristalização é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e, contrariando o senso comum, é um bom sinal de que o mel é legítimo, 100% puro, e que não passou por nenhum procedimento que fizesse com que ele perdesse suas propriedades e nutrientes só para não cristalizar.