Qual é o impacto das redes sociais na vida das pessoas?

Perguntado por: yassis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Muitas publicações nas redes sociais reforçam o narcisismo, os padrões de vida, estéticos e de consumo, além de contribuírem para o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, incluindo sintomas depressivos, ansiedade e baixa autoestima, como foi relatado na pesquisa da RSPH.

Que impacto as redes sociais possuem nas nossas vidas? Um impacto enorme, uma influência de grande proporção, pois atualmente os conteúdos postados nas redes sociais podem influenciar a moda, criar novos estilos de se vestir e de se comportar, ditar novos valores e mudar uma geração.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Passados alguns anos, a ciência é categórica: as redes sociais estão deixando nossos jovens doentes. Diante de evidências do aumento de casos de depressão e suicídio, especialistas foram investigar e identificaram que a causa do comportamento dos jovens é o uso excessivo de internet.

Ela traz a sensação de que, se o indivíduo não estiver conectado, perderá informações importantes. E isso pode levar à depressão e ansiedade. O que também pode acabar levando uma pessoa a esses dois distúrbios é a interrupção do ciclo de sono.

Isso pode levar a problemas como bullying, assédio, cyberbullying, violência e outros problemas relacionados ao uso das mídias sociais. Além disso, o uso excessivo das mídias sociais também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e insegurança.

Mas hoje, a internet influenciou, principalmente, na forma como nos relacionamos com as pessoas, nosso trabalho e nossa sociedade. Trocamos mensagens, compartilhamos momentos nas redes sociais, buscamos entretenimento, marcamos encontros, entre dezenas de outras interações on-line.

“Alguns dos impactos negativos mais comuns incluíram danos psicológicos como ciúme, solidão, ansiedade e redução da autoestima, bem como exposição a softwares maliciosos e riscos de phishing”, disse a autora da pesquisa, Layla Boroon, em reportagem do jornal Daily Mail.

- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.

4 efeitos negativos que podem ser causados pela tecnologia

  • Frustração. Estamos cada vez mais acostumados a usar aparelhos tecnológicos diariamente. ...
  • Impaciência. ...
  • Dificuldade para escrever corretamente. ...
  • Falta de interação física.

Entre as causas mais reconhecidas da dependência das redes sociais se encontra a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, a depressão ou hiperatividade e, inclusive, a falta de afeto, carência que muitas vezes os adolescentes tentam preencher com os famosos likes.

O excesso de uso das redes sociais, também irá contribuir para a baixa autoestima, pela comparação do físico e da classe social que tem em relação a outras pessoas. O que resulta, na maioria das vezes, em distúrbios alimentares, como a bulimia, que pode resultar em graves danos no organismo.

Quais os perigos associados às redes sociais para crianças e adolescentes

  1. Cyberbullying. O cyberbullying envolve o uso de tecnologias de comunicação, como as redes sociais, para intimidar ou assediar outras pessoas. ...
  2. Happy Slapping. ...
  3. Grooming. ...
  4. Sextortion. ...
  5. Exposição a conteúdos impróprios.

Os resultados obtidos a partir deste estudo demonstram como as mídias sociais e o uso irrestrito da internet acarretam em problemas cognitivos, como déficit de atenção, ansiedade, depressão, narcisismo, prejuízos sociais e no desempenho escolar. PALAVRA-CHAVE: Adolescentes. Tecnologia.

As redes sociais não dependem da web, elas são criadas a partir do momento em que pessoas estão presentes. Por isso, a internet é só um passo adiante, mas ajuda no treinamento comportamental por funcionar como encurtadora de distâncias e por gerar diversas facilidades.

"As pessoas estão comparando suas aparências às das pessoas nas imagens do Instagram, ou em qualquer plataforma em que elas estejam, e muitas vezes acabam se julgando inferiores", diz Jasmine Fardouly, pesquisadora de pós-doutorado da Universidade Macquarie em Sydney, Austrália.