Quais são os impactos das redes sociais no comportamento dos jovens?

Perguntado por: idias3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os resultados obtidos a partir deste estudo demonstram como as mídias sociais e o uso irrestrito da internet acarretam em problemas cognitivos, como déficit de atenção, ansiedade, depressão, narcisismo, prejuízos sociais e no desempenho escolar. PALAVRA-CHAVE: Adolescentes. Tecnologia.

Isso pode levar a problemas como bullying, assédio, cyberbullying, violência e outros problemas relacionados ao uso das mídias sociais. Além disso, o uso excessivo das mídias sociais também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode levar a sentimentos de inadequação e insegurança.

O uso excessivo das redes sociais é um fator preocupante para o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, porque poderá trazer consequências, como isolamento social, falta de interesse pelos estudos e ansiedade, e exercer influência em seu desenvolvimento educacional, alterando a sua cognição.

“Entre as consequências, temos a ansiedade, a depressão, a sensação de isolamento, o comportamento agressivo, o esgotamento e a obsessão com o corpo.

Estudos também apontam que o uso excessivo de telas em crianças e adolescentes é capaz de gerar danos na saúde mental, como aumento de depressão, solidão, ansiedade e falta de sono.

Quais são os principais riscos aos quais os seus filhos podem estar expostos?

  1. Cyberbullying. Também conhecido como assédio virtual, esse é um novo tipo de agressão que vem se tornando comum no meio digital. ...
  2. Exposição indevida de dados privados. ...
  3. Download de arquivos maliciosos. ...
  4. Sextorsão.

Uma desvantagem que provavelmente todos nós sentimos com as redes sociais é a perda de concentração, e a procrastinação. São tantas informações, tantas novidades o tempo todo, que muitas vezes acessamos uma rede social por um fim específico e nos perdemos em outras coisas que nos chamaram a atenção.

Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no último mês, serve de alerta para pais e responsáveis por adolescentes e pré-adolescentes. Conforme o documento, a depressão é a doença que mais afeta, em todo o mundo, jovens na faixa etária de 10 a 19 anos.

Há uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes.

Há muitos impactos observados na relação entre redes sociais e saúde mental, causados principalmente pela dependência das redes sociais. Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo.