Qual é a importância das redes sociais na vida dos jovens?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A mídia social pode ajudar os jovens a aumentar a conscientização sobre uma causa específica na qual estão interessados ​​para ter um impacto no mundo real ao afetar a mudança onde eles desejam vê-la.

A verdade é que, no parecer de muitos especialistas, o uso das redes sociais — incluindo aplicativos de mensagens instantâneas — pode chegar a criar sérias dependências com suas respectivas consequências: ansiedade, depressão, irritabilidade, isolamento, distanciamento da vida real e das relações familiares, perda de ...

As redes sociais servem para conectar pessoas, organizações ou grupos para interagirem entre si. Com o fortalecimento da era digital, essas redes se tornaram o principal meio de entretenimento, relacionamento, fortalecimento de nichos e network.

A internet permite que as pessoas se conectem com qualquer parte do mundo e criem experiências compartilhadas, em um conteúdo online que traz o sentimento de inclusão. Os jovens são capazes de fazer amizade com um grupo de pessoas muito maior e culturalmente diversificado.

A internet e as redes sociais podem influenciar tanto de maneira positiva, quanto de forma negativa crianças e adolescentes fragilizados e com relacionamentos familiares disfuncionais, afirmam os especialistas. Do ponto de vista negativo, não trata-se apenas de desafios como Momo e Baleia Azul.

Os 4 principais benefícios e malefícios das redes sociais

  • Maior possibilidade de se relacionar com as pessoas.
  • Muito tempo gasto fazendo nada.
  • Fonte rica em informações e fácil acesso à tudo.
  • Distração na rotina de estudos.
  • Existem benefícios e malefícios das redes sociais, o importante é saber regrar.

Democratização do acesso ao conteúdo em especial conteúdo especializado. Auto expressão e construção de identidade pessoal. A possibilidade de acesso à diversidade e de trocas com pessoas de diferentes cenários. Aumento das oportunidades de trabalho.

Que impacto as redes sociais possuem nas nossas vidas? Um impacto enorme, uma influência de grande proporção, pois atualmente os conteúdos postados nas redes sociais podem influenciar a moda, criar novos estilos de se vestir e de se comportar, ditar novos valores e mudar uma geração.

De acordo com as respostas dos jovens, cerca de 80% afirmam que ouvir música é sua atividade preferida, enquanto outros 84% têm o streaming ocupando este lugar. O WhatsApp é a rede social mais utilizada (80%), seguido pelo Instagram (62%) e TikTok (58%).

Isso acontece porque mídias sociais, games ou internet em excesso podem gerar prejuízos no sono, falta de atividade física, isolamento social, dificuldades de expressão e linguagem, além da exposição a conteúdos violentos ou perturbadores.

Sintetizando, a mídia tem seus lados positivos. Através dela que conhecemos a realidade, nos informamos sobre os acontecimentos do dia a dia da sociedade brasileira, bem como acontecimentos do mundo em geral. Com seus programas educacionais, aprendemos muito. Divertimo-nos com os programas de entretenimento.

Redes sociais ajudam a encontrar pessoas como você
Isso torna muito mais fácil encontrar coisas em comum com outros usuários. No Twitter, você segue quem pensa parecido com você, e assim faz conexões com outras pessoas que pensam da mesma forma, muito mais facilmente do que você faria offline.