Qual é o exame que detecta infecção urinária?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura.

“Conseguimos identificar com precisão qual o microrganismo responsável pela infecção e direcionar para o tratamento mais adequado e assertivo”, destaca Baeta. A urocultura é indicada para se obter um diagnóstico preciso de infecções do trato urinário, como cistite e pielonefrite.

Exame de urina tipo I; Urocultura com antibiograma (para identificar o agente infeccioso e orientar o tratamento).

O exame EAS é feito com base na primeira urina da manhã, que é a mais concentrada. Com base nela, são analisados o pH da urina e a presença de elementos estranhos – os chamados sedimentos – que podem ser proteínas, nitritos, leucócitos, cetonas, entre outras substâncias.

O hemograma pode estar normal no caso de infecção urinária baixa não complicada ou demonstrar leucocitose quando há acometimento pielocalicial ou complicações (pionefrose, abcessos renais e perirrenais). Entretanto, em pacientes idosos ou imunossuprimidos, pode haver leucopenia.

Vaginite. Uretrite. Síndrome Inflamatória Pélvica. Nefrolitíase (pedra nos rins)

Dores incomodas na bexiga, costas e no baixo ventre; Febre baixa e constante; Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.

dor ao urinar; febre; cheiro forte na urina; vontade constante de urinar e.

O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

Alterações na cor
A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.