Quais as bactérias que o ciprofloxacino combate?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

É efetivo contra uma série de bactérias gram-negativas, gram-positivas e microrganismos resistentes a outros antibióticos (como penicilina, cefalosporinas e aminoglicosídeos). Dentre os microrganismos sobre os quais atua, é possível citar enterobactérias, pseudomonas, H. influenzae e estafilococos.

Os seguintes microorganismos mostram um grau variável de sensibilidade ao ciprofloxacino: Burkholderia cepacia, Campylobacter spp., Enterococcus faecalis, Morganella morganii, Neisseria gonorrhoeae, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa, Pseudomonas fluorescens, Serratia marcescens.

O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório. Além disso, ele poderá ser utilizado quando outros antibióticos não surtiram o efeito desejado, e também nas seguintes doenças e condições: IST (Infecção Sexualmente Transmissível), como a gonorreia.

Ele é indicado para uma lista bem diversa de infecções bacterianas, das simples às mais complexas. Falamos de infecções abdominais, de pele, no trato urinário, nos ossos, nas articulações e até as broncopulmonares.

Apesar de ambos antimicrobianos induzirem aumento de ânion superóxido intracelular, detectado em ensaios de redução de nitroblue tetrazolium (NBT), o ciprofloxacino induziu maior quantidade que a amoxicilina.

O antibiótico mais comumente recomendado é rifaximina.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

comprimido convencional: 500 mg cada 12 horas, durante 7 a 14 dias. comprimido de liberação prolongada: 1 g, uma vez por dia (com a refeição da noite), durante 7 a 14 dias.

As posologias mais recomendadas são: Cistite: 250 mg a 500 mg de 12/12 horas. O tratamento dura 3 dias nas mulheres e 7 dias nos homens. Pielonefrite: 500 mg de 12/12 horas por 7 a 14 dias.

Os resultados mostraram que, em relação à investigação de 2015 a 2016, a resistência de 2018 a 2020 à ciprofloxacina permaneceu alta (55,6% no primeiro estudo e 67,3% no segundo). As taxas de resistência à azitromicina e à cefixima aumentaram em comparação ao período anterior.

As drogas típicas escolhidas são o sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim®), a nitrofurantoína (Macrodantina®), a fosfomicina (Monuril®), a ciprofloxacina (Cipro®) ou a levofloxacina (Levaquin®). Em geral, os sintomas devem começar a desaparecer logo nas primeiras 24 horas do início do tratamento.

As indicações mais comuns para o uso da ciprofloxacino são as infecções urinárias ou da próstata. As posologias mais recomendadas são: Cistite: 250 mg a 500 mg de 12/12 horas. O tratamento dura 3 dias nas mulheres e 7 dias nos homens.

Adultos: 500 mg de ciprofloxacino duas vezes por dia. Crianças: 15 mg de ciprofloxacino/kg de peso corpóreo duas vezes por dia. A dose máxima para crianças não deve exceder 500 mg (dose máxima diária: 1.000mg). O tratamento deve começar imediatamente após a suspeita ou confirmação da inalação dos patógenos de antraz.

Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.