Qual é o ECA mais atualizado?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA Rio de Janeiro contribui, outra vez, com a apresentação de uma versão atualizada do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.969/90.

Lei 8069/90 atualizada e esquematizada: faça o download gratuito!

Em maio de 2019, o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) ganhou um novo texto. As alterações foram assinadas pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e sancionadas pelo então presidente, Jair Bolsonaro.

Está disponível na Livraria do Senado o texto integral da Lei nº 8.069, promulgada em 13 de julho de 1990, mais conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura às pessoas com até 18 anos de idade direitos fundamentais, além das oportunidades que garantam o desenvolvimento físico, mental, moral, ...

Eca Atualizado 2023 Na Amazon.com.br.

O ECA é composto por 267 artigos, divididos em dois livros: o primeiro trata de questões gerais, ou seja, como a Lei deve ser entendida e qual é o alcance dos direitos que ela elenca. Esse livro também destaca os cinco direitos fundamentais da população infanto-adolescente.

Para ser efetivada, os preceitos da Constituição devem ser transformados em leis. No caso da infância, a lei mais importante é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei nº 8.069.

A nova norma (Lei 14.548/23) estabelece ainda que a linha de ação da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas será executada também em cooperação com o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e com outros cadastros nacionais, estaduais ou municipais.

Os artigos do ECA mais cobrados em questões de concursos públicos da carreira de tribunais são:

  • Artigo 2º: Definição de criança/adolescente/jovem adulto;
  • Artigos 1ª e 100: Princípios;
  • Artigos 7º ao 69: Direitos fundamentais;
  • Artigos 112 e 101: Medidas socioeducativas/protetivas.
  • Artigos 131 ao 140: Conselho Tutelar.

Com isso, o documento consolida a chamada Doutrina da Proteção Integral no país e é fundamentado em três pilares básicos: (i) crianças e adolescentes são sujeitos de direitos; (ii) possuem uma condição própria de pessoa em desenvolvimento; (iii) possuem prioridade absoluta na garantia dos seus direitos.

12 anos de idade

O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Considera-se criança, para os efeitos dessa lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquele entre 12 e 18 anos de idade, podendo, em casos expressos em lei, aplicar-se, excepcionalmente, às pessoas entre 18 e 21 anos de idade.

Acesso à educação, ao lazer, à saúde e à cultura são garantias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que comemora 30 anos nesta segunda-feira, 13. Antes de 1990, juridicamente, crianças e adolescentes não eram reconhecidos como detentores de direitos.

ECA inclui crianças e adolescentes como pessoas de direito
Já no Código de 1979, mesmo sendo um avanço, estipulava a doutrina irregular, em que considerava apenas as crianças e adolescentes em situação irregular como objeto de proteção, mas não sujeitos de direito.

Em média, um usuário conseguirá achar eca estatuto da crianca e adolescente por valores entre R$ 30,40 e R$ 30,40.