Qual é o correto rubrica ou rubrica?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 8 votos

O substantivo rubrica tem, entre seus significados, "assinatura abreviada" e, também, "marcas" ou "anotações". Trata-se de uma palavra paroxítona, não acentuada, portanto, não "leva" acento e sua sílaba tônica é -bri- (posso assinar com a minha rubrica?).

A palavra rúbrica, com tonicidade na sílaba ru, embora seja muito utilizada, está errada. O substantivo feminino rubrica se refere, principalmente, a uma assinatura abreviada, mas pode indicar também uma nota ou observação, bem como uma indicação.

Rubrica significa assinatura abreviada de alguém ou uma pequena anotação. Nos manuscritos antigos e códices, rubrica designava a letra ou a linha inicial de um capítulo escrita em vermelho. Os títulos dos livros de Direito Civil são designados como rubrica.

Significado de Grelha
substantivo feminino Utensílio de cozinha formado de grades metálicas paralelas sobre as quais se assam carnes ou se torra pão. Grade sobre a qual se acende o fogo nos fornos, fornalhas e fogareiros. Antigo instrumento de suplício.

O substantivo rubrica tem, entre seus significados, "assinatura abreviada" e, também, "marcas" ou "anotações". Trata-se de uma palavra paroxítona, não acentuada, portanto, não "leva" acento e sua sílaba tônica é -bri- (posso assinar com a minha rubrica?).

1 assinatura, autenticação, chancela, firma, jamegão, subscrição. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Apontamento: 2 anotação, apontamento, comentário, lembrete, nota, observação.

Sim. Não existe nenhuma norma brasileira que impeça um cidadão de utilizar uma rubrica na assinatura da identidade.

A forma correta é gratuito, sem acento. Esta palavra é grave e não leva acento gráfico.

A forma correta de escrita da palavra é recorde, sem acentuação gráfica e com acentuação tônica na sílaba cor, sendo uma palavra paroxítona: re-COR-de. A palavra récorde, proparoxítona, com tonicidade na sílaba re, embora seja muito utilizada, está errada.

Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.

As rubricas avaliativas são ferramentas valiosas para medir as competências socioemocionais e comportamentais, além de também poderem ser aplicadas às competências técnicas, o que a transforma em uma solução bastante versátil – e, portanto, preparada para as novas demandas do Ensino Híbrido.