Qual é o arquétipo da Apple?

Perguntado por: rpereira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

As regras são feitas para serem quebradas. Esse é o lema do arquétipo do Fora da Lei. E este lema define de forma cirúrgica o que a Apple entrega desde o início da sua jornada empresarial. A Apple, é uma das marcas mais icônicas e inovadoras do mundo.

Entre os inúmeros tipos de arquétipos, a Netflix se encaixa no CRIADOR, no qual as principais características são a criatividade e imaginação na hora de elaborar uma grande sacada.

Autoridade, status, sucesso, confiança e grande poder persuasivo são características de marcas como Microsoft, Rolex e Mercedes-Benz, que apostam no arquétipo Governante como posicionamento e identidade de marca.

Arquétipo do inocente
O inocente quer ser livre e viver plenamente em um paraíso, de forma natural, com esperança, e costuma sempre ver o lado bom de todas as coisas. Quer se sentir como uma criança, resgatando a inocência e fantasia. Marcas que utilizam esse arquétipo: The Walt Disney Studios, JOHNSON'S e Coca-Cola.

Inocente
Eis o primo certinho da família. Exemplos de marcas com este arquétipo: Coca-Cola, Disney, Xuxa, McDonalds.

Personificação do Arquétipo do Amante
Pense nos antigos deuses romanos do amor – Cupido e Vênus – e em todos os ídolos clássicos do cinema, como Angelina Jolie, George Clooney, Scarlet Johansonn e Brad Pitt. O Arquétipo do Amante também inspira o gênero da literatura e cinema românticos.

Assim você dará a ideia de que é possível o cliente usar também, assim como todos os outros, incluindo famosos. Um exemplo de marca que se identifica com o arquétipo do cara comum, é a Havaianas. A qual está sempre tratando todos como iguais e apenas mais uma pessoa da sociedade.

Exemplos de marcas com o arquétipo Herói: Nike, Gatorade e Adidas.

A Coca-Cola, assume o Arquétipo do Inocente. Todas as suas comunicações têm em comum cores vivas e fortes para comunicar a ideia de alguém divertido e despreocupado.

coruja

O entendimento como arquétipo
A coruja é um arquétipo dos mais poderosos que existem! Ela auxilia a sair da estagnação, sendo ideal para auxiliar na busca pelo conhecimento. Além disso, traz facilidade para superar desafios e eleva a busca por expansão de consciência.

O ESPAÇO DA STARBUCKS
A responsabilidade social e sustentabilidade da marca também são pontos que se conectam ao arquétipo do explorador. A Starbucks se compromete a ser uma empresa ética, que valoriza a diversidade e trabalha em prol do meio ambiente.

Os arquétipos são um conceito da psicologia que representam determinados padrões de comportamento. O arquétipo da sereia, por exemplo, está muito ligado à feminilidade. Isso acontece porque as sereias são seres mitológicos que representam a sensualidade e a beleza da mulher.

Os arquétipos para vendas que demonstram mais produtividade e geram mais autoridade para os vendedores são: o sábio, o governante, o criador e o herói.

O Inocente
Essas, inclusive, são as características dominantes no arquétipo do Inocente, que aposta em soluções descomplicadas para questões do dia a dia. Marcas como Johnson 's, Dove e Natura representam muito bem esse arquétipo.