Qual é a velocidade de uma estrela?

Perguntado por: lfreitas9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Estrelas ordinárias na galáxia possuem velocidades da ordem de 100 km/s, ao passo que as estrelas hipervelozes (especialmente aquelas próximas ao centro da galáxia, onde supõe-se que a maior parte das estrelas se origine), possuem velocidades da ordem de 1000 km/s.

Cientistas do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics descobriram seis novas estrelas fugitivas da Via Láctea, entre elas a mais rápida já detectada, com velocidade mais rápida do que qualquer outra estrela em fuga. A estrela nomeada de J0927 registra 2.285 quilômetros por segundo.

S4714

Essa honra pertence a uma estrela chamada S4714, também descoberta por Peissker e seus colegas, que chega tão perto de Sgr A* quanto 1,9 bilhão de quilômetros, atingindo velocidades de até 24.000 quilômetros por segundo. No entanto, S4714 tem um período orbital de 12 anos.

A velocidade radial das estrelas é medida pelo efeito Doppler: O movimento da estrela causa um deslocamento nos comprimentos de onda recebidos. depende da física interna da própria estrela. O efeito Doppler depende de propriedades externas de movimento da estrela através do espaço em relação ao observador.

As massas das estrelas variam entre 0,08 e 100 massas solares, ao passo que as luminosidades das estrelas variam entre 10-4 e 106 vezes a luminosidade do sol. Em média: A luminosidade de uma estrela é proporcional à sua temperatura efetiva na 4a potência e ao seu raio ao quadrado.

As populares estrelas cadentes são, na verdade, corpos celestes que entram na atmosfera terrestre. Em virtude do atrito com a atmosfera, esses elementos entram em combustão e formam um rastro de luz que pode ser observado à noite.

Stellar Properties. Movimentos Próprios: Embora as estrelas pareçam estar fixas no céu, elas na verdade se movem no espaço com velocidades altas, da ordem de dezenas ou centenas de km/s. Suas distâncias gigantescas fazem com que estes movimentos sejam quase imperceptíveis.

1564 km/s

Com base nas observações, astrônomos descobriram que essa galáxia está “se movendo” para longe da Via Láctea a uma velocidade surpreendente de 1564 km/s. A título de comparação, a Terra orbita o Sol a cerca de 30 quilômetros por segundo.

Conforme as observações dos cientistas, essas duas galáxias estão em rota de colisão, aproximando-se a uma velocidade de 480 000 quilômetros por hora, e irão colidir em 5 bilhões de anos.

Coisa mais rápida já registrada: na física moderna, a luz é considerada a coisa mais veloz do universo, e, no vácuo, é atualmente definida como 299.792.458 metros por segundo.