O que é signo no processo de comunicação?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Sistema de significação comum ao Emissor e ao Destinatário com uma série de regras que atribui ao signo um significado.

Essa Linguagem, por conceito, é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. Tais sinais que permitem o ato de comunicação são os chamados signos linguísticos.

A palavra signo provém do termo latim signum. Trata-se de um objecto, fenómeno ou acção material que, por natureza ou por convenção, representa ou substitui outro.

O signo pode ser genericamente considerado um elemento de comunicação que representa algo para alguém; O objeto que o signo representa é algo que transmitirá uma mensagem a alguém; O interpretante é o receptor do signo; Para melhor compreensão desses conceitos observe a ilustração da Tríade Semiótica de Peirce.

Tanto o signo quanto o texto representam outra coisa, por isso, podem ser denominados também como representação. De modo geral, texto, signo, símbolo ou representação designa sinais perceptíveis ou formas de expressão que detêm significação, porque são associados a outras coisas e as representam.

Qualidades e cores de cada signo

  • Os signos cardinais, que são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, são aqueles do início das estações e tendem a ser práticos, são mais da ação e inovação. ...
  • Os signos fixos marcam o meio das estações. ...
  • Os signos mutáveis marcam o fim das estações e incluem Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.
  • Signos do elemento fogo: Áries, Leão e Sagitário.
  • Signos do elemento terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
  • Signos do elemento ar: Gêmeos, Libra e Aquário.
  • Signos do elemento água: Câncer, Escorpião e Peixes.

É comum achar que uma pessoa nasceu em uma data que representa determinado signo, mas na verdade pertence a outro. Isso acontece devido à rotação do Sol, que determina cada um dos signos. Neste caso, isso ocorre porque o Sol, naquele ano, entrou um dia mais cedo ou mais tarde.

A astrologia nos ajuda a entender melhor a nossa personalidade, nossos sentimentos e a forma como agimos no dia a dia, como autoconhecimento e evolução espiritual. Mas, além do nosso signo solar, que é nossa essência individual, temos o nosso ascendente, que é como nos colocamos no mundo.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

O signo lingüístico, segundo Saussure (1969, p. 80), “une não uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica”. Por meio dessa definição, verificamos que o signo é uma entidade psíquica de duas faces: o conceito e a imagem acústica.

Considerando a sua relação com os próprios elementos da tríade peirceana, os signos podem ser percebidos em três categorias fenomenológicas: o signo em si mesmo ou primeiridade; o signo em sua relação com seus objetos ou secundidade; e o signo em sua relação com seus interpretantes ou terceiridade.

É um signo visual (uma imagem) que representa um objeto ou coisa por semelhança já que possui as mesma características que o objeto. Um ícone usa forma, cor, som textura e outros elementos gráficos para criar uma conexão evidente entre imagem e ideia. Os ícones dependem, em diferentes graus, das convenções culturais.