Qual a origem da astrologia?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A Astrologia surgiu no Vale dos Rios Eufrates e Tigre a , aproximadamente, 3 mil AC, com a crença de que o a posição dos astros regia a vida do indivíduo, dos povos, das civilizações, baseados em seus movimentos ao redor da Terra (considerada o centro do Universo até o século XVI).

Historiadores afirmam que a astrologia surgiu na Suméria, por volta do IV milênio a.C. Por este motivo, durante muitos séculos, na Europa, os astrólogos foram chamados de caldeus. Uma das mais antigas referências foi encontrada em Nínive (Babilônia), na biblioteca de Assurbanípal.

A raiz etimológica desta palavra se originou a partir da junção dos termos gregos astron, que significa “estrela” ou “astros”, e logos, que quer dizer “estudo”. Assim sendo, a astrologia seria inicialmente conhecida como o “estudo das estrelas”.

Os signos que conhecemos hoje foram padronizados ainda na antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Ao definir uma influência fixa, o zodíaco ajudou no surgimento dos horóscopos individuais com mapas astral.

A astrologia não é uma ciência. Assim como a astronomia, ela floresceu na Antiguidade, muito antes da formulação da teoria gravitacional e da teoria eletromagnética e do conhecimento de que todos os astros são compostos da mesma matéria existente aqui na Terra.

Também é apontado como deus da astronomia e da astrologia, por ser o patrono dos astrônomos. Na mitologia romana, Hermes recebe o nome de Mercúrio.

Hiparco

O grande astrônomo e matemático da antiguidade, Hiparco, introduz a astronomia babilônica na Grécia no século 2 antes de Cristo. Ali, nasce a astrologia como a conhecemos.

A Astrologia busca interpretar a posição dos astros e compreender sua influência na vida dos seres humanos. Embora elementos como horóscopo e os signos do zodíaco façam parte dos estudos astrológicos, a profissão não se limita à previsões.

Entender essas tendências, anunciadas nos trânsitos astrológicos, é uma das responsabilidades dos profissionais da astrologia. Quem atua nessa função estuda o mapa astral, verificando quais são os trânsitos astrológicos previstos para determinado período.

O que muita gente não sabe, é que existem diversos Tipos de Astrologia, segundo alguns estudiosos mais de 80, e muitas delas nem mesmo usam as informações sobre a data e local dos astros no momento do nosso nascimento, tão comuns na chamada astrologia natal.

Ele coincidia com a primavera, marcando o inicio do ano. A imagem do touro vem de um mito grego em que Zeus teria assumido a forma do animal para atrair uma princesa. O Touro é, com efeito, o signo mais antigo do Zodíaco, o primeiro que a precessão dos equinócios colocou à frente dos signos.

De onde vêm os nomes dos signos
Esse ponto zero, em algum momento dos estudos astrológicos, coincidiu com a constelação de Áries no céu, por isso o nome do primeiro signo foi batizado de Áries.

Os signos, em número de doze, correspondem cada um à divisão de 30 graus do círculo zodiacal ( 360 /12 = 30), os quais recebem o nome da constelação mais significativa daquela região do céu conforme os povos antigos que criaram tal concepção de organização estelar, e que a Astrologia adotou e ajudou a popularizar.

Acreditar em signos é biologicamente e psicologicamente natural. Outro fator psicológico que contribui para a crença em astrologia é o efeito Forer. Esse fenômeno foi estudado pelo psicólogo Bertram R. Forer, ele determinou que as pessoas aceitam descrições de personalidade vagas e generalizadas.