O que é a Lua é uma estrela?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Trata-se de um corpo celeste que gira em torno de um planeta principal e não em torno de uma estrela. E não dá pra confundir: lua com letra minúscula refere-se a qualquer satélite natural, enquanto, Lua, com letra maiúscula, trata-se do satélite que orbita o planeta Terra.

“Antes de tudo: a Lua NÃO é uma estrela. É um satélite natural da Terra, nosso planeta, que por sua vez, gira em torno do Sol - ele sim é uma estrela”, explica o professor, que adiciona que a superfície tem tons acinzentados e a temperatura em sua superfície varia muito.

Resumo sobre o Sol
É a única estrela do Sistema Solar, conjunto de corpos celestes (planetas, planetas-anões, asteroides, cometas, meteoritos) que gira em torno do Sol.

Sua composição é feita por materiais minerais e rochosos diversos, que formam três camadas distintas: crosta, munto e núcleo. Assim como a Terra, para além das camadas, a Lua também possui atmosfera, bastante fina e composta por gases variados.

Bem, ela tem nome sim. A nossa lua se chama Lua. Isto mesmo! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra.

O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol. Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite.

A lua, diferente de mim e do sol, não tem luz própria. A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua.

Se ela não o orbitasse, seria considerada um planeta. No nosso Sistema Solar, os planetas são divididos entre gasosos e rochosos. Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Proxima Centauri

Depois do Sol, a Proxima Centauri é a estrela mais próxima da Terra, são 4,2 anos-luz. Ela faz parte do sistema Alpha Centauri, com outras duas estrelas.

Por causa de um fenômeno chamado "rotação sincronizada" nós só conseguimos ver uma face da Lua. Isso quer dizer que o tempo de rotação da Lua é igual ao seu período orbital. Ou seja, o tempo em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra.

É que, talvez, o oxigênio da parte superior da atmosfera da Terra tenha sido soprado para a superfície lunar através do vento solar. Isso realmente pode acontecer, de acordo com as descobertas da missão japonesa Kaguya.

Pode não parecer, mas a Lua, além de ser o maior e mais brilhante objeto do céu noturno, é também a responsável por tornar nosso planeta mais habitável. É ela que ajuda a manter a estabilidade do clima, contribui para os movimentos das marés e para outros aspectos importantes para a vida por aqui.

Renato Perré, o filho da Lua.