Qual é a relação entre o poder e força?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 16 votos

Assim, a relação entre poder e força é que através da força um Estado ou indivíduo exerce seu poder. Sem a força é muito difícil obter o poder, mas não é impossível. Força pode ser considerado como vigor, robustez, saúde física, e o poder é entendido com autoridade ou dominância.

Essa a diferença a nosso ver. Paulo Bonavides entende pelo vocábulo força a capacidade material de comandar interna e externamente. Já o poder significa para o Professor Bonavides a organização ou disciplina jurídica da força.

Resposta verificada por especialistas
No contexto da Filosofia, a relação entre poder e força se destaca principalmente na atuação do Estado, que é a de domínio. Por meio da força ou poder, o Estado deixa claro quais são os direitos e as obrigações de cada cidadão.

Por "Poder" estamos entendendo toda capacidade, possibilidade e probabilidade de agir, impor sua vontade e produzir efeitos numa relação social, independentemente de resistência, capitulação ou manipulação dos indivíduos.

As relações de poder do mundo atual se dão principalmente por um teor de ligação financeira . O capitalismo é selvagem e domina como forma de viver no mundo , infelizmente traz diversas vicissitudes sociais , porém , a realidade é que , as relações de poder se dão principalmente em função do dinheiro .

Os Poderes da Força eram as manifestações da conexão com a Força de um Jedi, Sith, ou outros adeptos à Força. Esses poderes eram habilidades sobrenaturais não descritas pelos cientistas.

A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido. A ideia de força está associada a ações como puxar, empurrar, arrastar, quebrar, etc.

Em suma, o saber é poder: fruto de relações de luta, gerador de relações de poder, instrumento de guerra, meio de dominação, etc. O saber é uma maldade contra as coisas. O saber, dirá Foucault em suma, “não é feito para compreender, ele é feito para cortar” (FOUCAULT, 2007, p. 28).

A relação de poder se forma quando se deseja algo que depende da vontade do outro. Os líderes ou empresários são agentes responsáveis pela transformação dessas relações de poder nas organizações. O poder é o exercício da liderança sobre outras pessoas.

O poder incha, engorda, acumula, a potência se torna mais esbelta, esguia, ágil. Ela dança, e dançando ultrapassa a si própria. O poder está aí para fazer do corpo uma função, a potência está aí para fazer da vida uma criação.

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista.

PODER - possibilidade de exercer influência sobre a conduta de outrem em uma relação social. POLÍTICA - são meios pelos quais um sujeito ou grupo se organiza, exerce ou conquista o poder. social, controle social, exercício da autoridade, poder dos governantes.

O poder é exercido, seja para impor uma vontade a outrem, para compor interesses diferentes e até mesmo divergentes ou para fazer valer uma norma coletiva capaz de promover a harmonia nas relações humanas. O fato é que a relação de poder é um fator inerente à vida em sociedade.

As relações entre poder e sociedade podem se desdobrar em estudos reflexivos sobre as diferentes dimensões da escrita da história e sobre as estratégias individuais e coletivas de exercício da dominação e da soberania, resultando em diferentes formas de assujeitamento e resistência.

Para o filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx, o poder reside naquele que possui os meios materiais de produção de capital, o que, em sua época, eram as fábricas e as terras. Por meio da posse dos meios de produção, o proprietário submete seus empregados ao seu poder.