Quem criou a performance na arte?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 3 votos

Joseph Beuys

A performance como modalidade artística surgiu na década de 1960, com o grupo Fluxus. Um artista muito importante deste grupo foi o alemão Joseph Beuys.

Origem da performance na arte
No universo das artes, esse tipo de fazer artístico surge a partir da segunda metade do século XX, em decorrência de desdobramentos da pop art e da arte conceitual nos anos 60 e 70. Isso porque a arte contemporânea desponta como uma nova maneira de produzir e apreciar a arte.

Na segunda metade do século XX, surge um gênero artístico nos Estados Unidos com características específicas denominado em inglês como performance art, que seria traduzido como "performance arte", "arte de performance", ou "arte performática" (não confundir com arte performativa).

Este termo da língua inglesa performance designa as apresentações de dança, canto, teatro, mágica, mímica, malabarismo, referindo-se ao seu executante como performista (em inglês: performer).

Márcia X. Nessa lista de artistas performáticos brasileiros, jamais poderia faltar a icônica Márcia X.

“Performance é uma construção física e mental que o artista executa num determinado tempo e espaço, na frente de uma audiência. É um diálogo de energia, em que plateia e artista constroem juntos a obra”.

Flávio de Carvalho é o artista brasileiro considerado o precursor da performance artística no país.

A arte da performance é a manifestação artística mais “jovem”, conforme os estudos em História da Arte. Ela se manifesta pela primeira vez no início do século XX com o Movimento Dadaísta e segue se desenvolvendo fortemente até os nossos dias.

Geralmente, serve para análises de apresentações como malabarismo, mímica, mágica, teatro, canto e dança, em referência aos performers.

Expressões artísticas que se desenvolvem em um palco
A arte performática tem o artista como próprio instrumento, que por meio de seu corpo, de sua voz e de seus movimentos, compõem os espetáculos cênicos.

No geral, os Beatles seguem imbatíveis na liderança do ranking.