Qual é a posição geográfica?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Posição geográfica é a posição exata de qualquer lugar marcado através da latitude e da longitude.

Ver as coordenadas de um lugar
No computador, abra o Google Maps. Clique com o botão direito do mouse no lugar ou na área no mapa. Uma janela pop-up será aberta. A latitude e a longitude vão aparecer no formato decimal na parte superior.

Isso porque a posição geográfica é o ponto exato de algum lugar no planeta. Este ponto não é definido pela ideia de propriedade, mas sim por coordenadas, que vamos explicar no próximo ponto.

continente sul-americano

O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte.

As duas coordenadas geográficas são: latitude e longitude. A latitude e a longitude são, ambas, expressas em graus, minutos e segundos. As coordenadas geográficas de um ponto na superfície terrestre são determinadas pelo cruzamento do meridiano e do paralelo que passa sobre ele.

O Espaço Geográfico é o resultado do processo de transformação do espaço natural. Ele é composto pelas cidades (meio urbano) e as fazendas e propriedades do campo (meio rural). A Geografia é justamente a ciência que estuda o espaço geográfico.

A latitude é a distância em graus medida entre qualquer ponto na superfície terrestre e a linha do equador, que corresponde ao paralelo de 0°. As latitudes variam de 0 a 90° ao norte e de 0 a -90° ao sul.

Amazonas

As unidades federativas com maior área territorial são o Amazonas, com 1 559 167,889 km², e o Pará, com 1 245 870,798 km², ambas na Região Norte, ocupando quase 1/3 do território nacional, seguido por Mato Grosso, no Centro-Oeste (903 207,019 km²).

A localização é de suma importância, pois dependendo de onde se situa, cada lugar no espaço geográfico incorporará características que lhes são próprias, como relevo, clima, hidrografia, vegetação, vida animal, e a influência desses fatores naturais para a sua ocupação e exploração, (áreas atrativas ou repulsivas) ...

Os estudos geográficos envolvem cinco grandes categorias de análise espacial. As categorias da Geografia são as seguintes: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar.

Uma das várias regionalizações existentes sobre o território brasileiro é a regionalização geoeconômica, que divide o país em três grandes complexos regionais: o Centro-Sul, o Nordeste e a Amazônia.

As coordenadas geográficas são consideradas um sistema de localização na superfície terrestre através das linhas imaginárias traçadas de forma horizontal e vertical. As medidas utilizadas para essa localização são os graus, minutos e segundos.

A natureza e a sociedade, por meio de uma relação indissociável, são os dois elementos que formam o espaço geográfico. Por meio da relação entre ambos, ocorrem as modificações do meio. A transformação é a principal característica do espaço geográfico.

Como o objeto da geografia é o espaço (geográfico), o contexto estudado é chamado de lugar. Assim, o lugar, diferente de outros conceitos, não possui uma demarcação completamente definida, é marcado pela interação humana como o ambiente a partir da cultura, costumes e relações de pertencimento.

Portanto a paisagem é um espaço territorial abrangido pelos sentidos humanos de todos os elementos presentes no local. Já o espaço geográfico é muito mais do que os sentidos humanos podem observar, pois nele está embutida a paisagem e as interações da sociedade com o local.

Latitude é a distância em graus de um ponto na superfície terrestre até a Linha do Equador. Ela vai de 0 a 90º tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.