Qual é a parábola do bom samaritano?

Perguntado por: yassis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Os judeus e os samaritanos não se davam bem. Mas o samaritano viu o homem e ficou com pena dele, por isso cuidou de seus ferimentos e o vestiu. O samaritano levou o homem a uma estalagem e cuidou dele até o dia seguinte. Quando o samaritano teve que partir, deu dinheiro ao estalajadeiro para que cuidasse do homem.

Relatada apenas no livro de Lucas (10, 25-37), a parábola é narrada por Jesus, com o intuito de mostrar que a piedade é um sentimento muito importante; de fato, a figura do 'bom samaritano' passou a identificar na cultura ocidental uma pessoa generosa e disposta a ajudar os que necessitam.

Ensina o plano de salvação, o amor expiatório do Salvador e nossa jornada para herdar a vida eterna. Pode ser lida não apenas como uma história de um homem que descia de Jerusalém para Jericó, mas também como a história de todos que descem da presença de Deus para viver na Terra.

Evangelho de São Lucas

A história do bom samaritano:
Na época de Jesus, muitos judeus odiavam os samaritanos, pois eram considerados estrangeiros impuros. Na parábola contada por Jesus, relatada no Evangelho de São Lucas, capítulo 10, um doutor da lei pergunta a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna.

Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, Ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.

Os samaritanos originalmente eram os habitantes de Samaria; cidade fundada por Onri, rei de Israel, para ser a capital do reino do Norte conforme relatado em 1 Reis 16:24. Sendo assim eles eram israelitas sanguíneos, ou seja, hebreus legítimos da linhagem de Abraão.

Ao ensinar por parábolas, Jesus nos mostra que a nossa vida cotidiana e espiritual estão atreladas. Precisamos aprender mais essa verdade com Jesus! E também utilizarmos da nossa vida diária para ouvirmos e entendermos melhor o que Ele nos fala.

Em sentido figurado, a palavra samaritano significa uma pessoa caridosa, que tem bom coração e se preocupa com os outros.

Como podemos obedecer mais plenamente a esses dois mandamentos? Como Jesus respondeu quando o doutor da lei perguntou: “Quem é o meu próximo?” (Ver Lucas 10:29–37.)

Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino. Dentre os sacrifícios pelos pecados, havia o sacrifício pelos pecados por ignorância dos sacerdotes.

A importância de dar atenção a quem cuida de nós
Pode ser que sejam nossos pais, avós, irmãos, amigos, cônjuge, etc. Até mesmo um colega de trabalho que sempre dá o melhor de si mesmo para que nosso trabalho renda, para que tenhamos um bom dia e melhoremos nosso estado de ânimo.

O que os doutores da lei faziam? Os doutores da lei basicamente se dedicavam a estudar, interpretar e a ensinar a lei. Essa “lei” não incluía apenas a lei escrita, mas também a lei oral de Israel.