Qual é a origem do agronegócio?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

O conceito de agronegócio (agrobusiness) surgiu em meados do século XX nos Estados Unidos. A ideia era construir uma política para incrementar a participação do produtor familiar no mercado. A ênfase no mercado tornou-se a prioridade, destituindo assim a importância das outras dimensões do desenvolvimento.

O agronegócio brasileiro passou por um grande impulso entre as décadas de 1970 e 1990, com o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, proporcionando o domínio de regiões antes consideradas “inóspitas” para a agropecuária. Isso fez surgir a oferta de um grande número de produtos.

A origem da palavra agronegócio encontra-se na década de 50, mais precisamente no ano de 1957, onde foi definida como coletivo de todas as operações envolvidas na manufatura e distribuição de insumos, na produção e operações de propriedades rurais, o armazenamento e processamento de commotidies e demais instituições e ...

O termo agronegócio (agribusiness) teve origem na School of Business Administration da Universidade de Harvard, com a publicação do livro A Concept of Agribusiness, de John Davis e Ray Goldberg em 1957.

OBJETIVO DO AGRONEGÓCIO: Gerar desenvolvimento, renda e emprego para cada uma das regiões do Brasil. Buscar alternativas para diversificar a fonte de renda do produtor agropecuário brasileiro. Nas últimas décadas passamos de um importador de alimentos para o grande celeiro do mundo.

O agronegócio atualmente é tido como um feixe de cadeias produtivas, definidas como uma sequência coordenada que, a partir de in- sumos, chega à produção de matérias primas agropecuárias, ao seu processamento e à dis- tribuição, no tempo e no espaço, aos consu- midores de seus derivados.

A evolução do agronegócio brasileiro se deve a dois fatores importantes, sendo estes a evolução da população brasileira e a evolução da tecnologia do país. Notavelmente, o crescimento da demanda por alimentos é proporcional ao crescimento populacional, e em consequência a tecnologia também ganha mais presença.

A origem da agricultura no Brasil
A história da produção agrícola no Brasil começou pouco depois da chegada dos portugueses. Teve início na região Nordeste, no século XVI, com o cultivo da cana-de-açúcar.

Os governos Lula e Dilma transformaram o campo em uma das bases do processo de desenvolvimento. E mostraram que o país cresce mais quando cresce junto, por isso, fomentaram políticas para que o agronegócio e a agricultura familiar pudessem conviver em uma relação complementar.

Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina, e ocupamos a segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.

A agricultura surgiu no período neolítico e teve papel na formação das primeiras civilizações. No Brasil, o marco inicial da atividade foi no século XVI com o cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste e a criação das Capitanias Hereditárias.

O agronegócio é um setor econômico bastante importante para a sociedade mundial, pois envolve uma cadeia de produção alimentar que interliga vários setores, como a agricultura, a pecuária e a indústria, além do comércio que consome seus produtos.

Conheça as principais características do agronegócio:

  • Médias e grandes propriedades de terra;
  • Agricultura de monocultura (somente um produto é cultivado);
  • Alta produtividade;
  • Processo de produção moderno e mecanizado;
  • Fortes investimentos em ciência e na tecnologia para aumento da produção;
  • Alto impacto ambiental.

Quais são os setores do agronegócio?

  • primário — No qual estão incluídos produtores rurais, agricultores e pecuaristas;
  • secundário — Que engloba agroindústrias e produtores de insumos;
  • terciário — Que inclui cadeia de distribuição e comércio, até mesmo exportações.