Onde é que surgiu a agricultura?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Todos os indícios sugerem que a agricultura surgiu independentemente em várias regiões do planeta. No tocante ao cultivo das principais espécies, acredita-se que tenha despontado em três grandes áreas: a China, o Sudeste Asiático e a América tropical.

A agricultura surgiu no período neolítico e teve papel na formação das primeiras civilizações. No Brasil, o marco inicial da atividade foi no século XVI com o cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste e a criação das Capitanias Hereditárias.

A profissão de agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, pois a agricultura surgiu no período neolítico, há cerca de 10 mil anos. Foi a partir desse período que o homem deu fim à prática nômade e se fixou.

Os primeiros indícios do setor agropecuário se encontram no Oriente Médio e ocorreram aproximadamente a 10.000 a. C. Este território contava com algumas características idôneas para o surgimento da agricultura e da pecuária: terras férteis, rios caudalosos e uma variedade de espécies animais e vegetais.

RIO - Os primeiros indícios de agricultura organizada no continente americano surgiram nos Andes peruanos há nove mil anos, revelou um novo estudo de antropólogos da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Há cerca de doze mil anos, durante a Pré-história, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram.

Segundo o Dicionário Aurélio, agricultura é o cultivo do solo, por meio de procedimentos, métodos e técnicas próprias, que buscam produzir alimentos para o consumo humano, como legumes, cereais, frutas e verduras, ou para serem usados como matérias-primas na indústria.

A história da produção agrícola no Brasil começou pouco depois da chegada dos portugueses. Teve início na região Nordeste, no século XVI, com o cultivo da cana-de-açúcar. As primeiras mudas chegaram ao Brasil em 1933. Eles acreditavam nas palavras de Pero Vaz de Caminha, que dizia: “aqui se plantando, tudo dá”.

A transformação da agricultura
Os agricultores dos dias de hoje planejam sua produção com o apoio de sementes tratadas e melhoradas geneticamente. Além disso, empregam equipamentos para operações no campo e instrumentos que monitoram o desenvolvimento das plantas. Tudo muito diferente do que se empregava há séculos.

Acredita-se que, por volta de 10.000 anos atrás, a humanidade começou a praticar a agricultura. Ao cultivar a terra, o homem passou a escolher e produzir os alimentos que melhor lhe servissem.

A história da pecuária está ligada aos primórdios do planeta, quando os seres humanos domesticaram os animais, principalmente para facilitar a obtenção de alimentos e insumos. Atualmente, a pecuária é uma atividade moderna e muito importante para a sociedade.

A agricultura existe há 12 mil anos; desde então, fomos evoluindo os processos de diferentes técnicas de cultivo e culturas, criação de animais, fibras e outros produtos. Ela desempenhou um papel fundamental na história da humanidade.

Introdução: A agricultura é de extrema importância para toda a sociedade, pois é através dela que se produzem os alimentos, sendo a base da economia mundial.

Como a agricultura se desenvolveu no Brasil? Em suma, a agricultura brasileira, com objetivos comerciais, teve início na região nordeste, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana.