Quais foram os benefícios da agricultura?

Perguntado por: rtavares6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

O benefícios da agricultura são indiscutíveis, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços. O que a torna base para a manutenção da economia mundial.

Parte da economia brasileira depende da agricultura, pois este é um setor que gera empregos para 22% da população ativa*, 20% das exportações são de produtos agrícolas, 12 do PIB (Produto Interno Brasileiro) são representados pela agricultura.

Atualmente, a agricultura é um dos setores mais estratégicos da economia, visto que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social. O setor propicia um grande volume de empregos e impostos, contribuindo para o crescimento da economia mundial.

Nesse contexto, percebe-se que o meio rural sempre foi a atividade econômica mais importante para a constituição e manutenção das sociedades. Quando as técnicas agrícolas permitiram o excedente na produção, iniciaram-se as primeiras trocas comerciais.

Nesse sentido, a agricultura moderna ajuda a reduzir custos da produção agrícola por reduzir a necessidade de uso de insumos de forma intensiva ao longo da cultura, propiciando aplicações localizadas e no momento certo.

É um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB nacional e que responde por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, um quinto de todos os empregos e 43,2% das exportações brasileiras, chegando a US$ 96,7 bilhões em 2019 (Vendas..., 2020).

A pecuária tem um papel relevante para a nossa economia, geração de empregos e protagonismos em alimentar a população crescente e cada vez mais exigente em qualidade e segurança alimentar. Um dos dados que comprovam essa realidade é o fato de já termos mais bovinos do que pessoas no Brasil.

A prática da agricultura revolucionou a vida humana, favorecendo uma série de mudanças: A sedentarização: que se iniciou no período do neolítico. Sobrevivendo do cultivo e do pastoreio, os seres humanos passaram a produzir seu próprio alimento e não precisavam mais mudar constantemente de lugar.

A agricultura desenvolveu-se como uma alternativa ao modelo de caça-pesca-coleta existente até 10.000 anos atrás, mais ou menos. Ela surgiu em momentos, condições e lugares diferentes.

Por muito tempo foi a base da economia colonial com a maior parte do comércio sendo feito com o mercado europeu. Além do açúcar, nesse período destacou-se, também, a produção de tabaco e algodão. Este ciclo representou o alicerce econômico da colonização portuguesa no Brasil entre os séculos XVI e XVII.